Pastel de carne com ovo
Quem resiste a um pastel de carne moída bem temperadinha? O ovo não pode faltar. Nesta receita, a carne fica soltinha e bem saborosa. E o ovo, de codorna, vai cru para o recheio – ele cozinha enquanto o pastel frita e, assim, não fica ressecado.
Tem mais ideias aqui!
PARA O RECHEIO
Ingredientes
- 200 g de patinho moído
- 1 tomate
- ½ cebola
- 1 dente de alho
- 3 talos de cebolinha
- 3 ramos de salsinha
- 2 colheres (sopa) de azeite
- ¼ de colher (chá) de cominho em pó
- ¼ de colher (chá) de páprica doce
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Lave, seque e corte o tomate ao meio, descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e pique fino a cebolinha e a salsinha.
- Leve uma panela média ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite, junte a carne e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe dourar por 5 minutos, mexendo de vez em quando com uma espátula para desmanchar os pedaços – assim a carne fica bem soltinha, ideal para rechear os pastéis.
- Transfira a carne dourada para uma tigela e mantenha a panela em fogo médio. Regue com mais 1 colher (sopa) de azeite, acrescente a cebola e refogue por 2 minutos até murchar. Junte o alho, o cominho, a páprica e mexa por 1 minuto para perfumar. Adicione o tomate e mexa bem por 2 minutos até começar a desmanchar.
- Volte a carne para a panela e misture bem. Junte a salsinha, a cebolinha, prove e tempere com sal e pimenta. Transfira para uma tigela e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente antes de montar os pastéis.
PARA A MONTAGEM
Ingredientes
- 1 receita de massa de pastel caseira
- 12 ovos de codorna
- 500 ml de óleo para fritar
- água para pincelar a massa
- sal a gosto
Modo de preparo
- Divida a massa de pastel em 2 pedaços para ficar mais fácil de abrir. Com o rolo de massa, abra cada metade formando um retângulo de cerca de 40 cm X 20 cm – se necessário polvilhe a bancada com um pouco de farinha de trigo para não grudar. Se preferir, utilize um cilindro de abrir macarrão, nesse caso divida a massa em 4 pedaços e abra em faixas de 10 cm de largura.
- Com uma carretilha (ou faca) corte cada metade de massa em 6 retângulos de cerca de 10 cm X 14 cm. Reserve.
- Para montar os pastéis: Numa tigela pequena quebre um ovo de codorna, com cuidado para não estourar a gema. Coloque cerca de 1 colher (sopa) de recheio de carne no centro de cada retângulo da massa. Abra um buraco no centro do recheio e disponha o ovo delicadamente, tempere com uma pitada de sal – a carne vai funcionar como uma barreira evitando que o ovo escorra. Com a ponta do dedo umedeça as bordas da massa e aperte bem para grudar uma na outra. Pressione as bordas com a ponta de um garfo para selar – cuidado para não furar a massa.
- Coloque o óleo numa panela de borda alta (ou se preferir, utilize uma wok) e leve ao fogo alto. Para saber o ponto certo do óleo: coloque um palito de fósforo no óleo ainda frio, quando acender está no ponto. Enquanto isso, forre uma travessa com papel toalha.
- Assim que o óleo aquecer, abaixe o fogo e com cuidado mergulhe 3 pastéis por vez. Deixe fritar até ficarem dourados – nesse momento faça como os pasteleiros, mexa delicadamente os pastéis com a escumadeira regando com óleo quente a massa que ficar na superfície.
- Com a escumadeira, transfira os pastéis fritos para a travessa forrada com papel toalha e repita com o restante. Sirva a seguir com molho vinagrete e molho de pimenta.
OBS: Com a massa de pastel caseira, o rendimento pode variar um pouco conforme o tamanho e modo de abrir a massa, assim o número de ovos de codorna necessários para a receita pode variar.
Sobraram aparas? prepare um crustoli
Corte as aparas em tiras, frite em óleo quente e passe no açúcar e canela.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Até 1h
- Serve
- de 12 a 16 pastéis