Adaptação necessária para uma receita supercaseira lá na Itália: use o feijão carioca. Para ficar ainda mais pá-pum, pode ser o feijão de caixinha. Mas se tiver sobra de feijão, pode reaproveitar também.
1 xícara (chá) de macarrão penne (ou outra massa curta de grano duro)
1¾ de xícara (chá) de água
½ colher (sopa) de azeite
½ cebola
1 dente de alho
½ colher (chá) de sal
2 ramos de alecrim
⅔ de xícara (chá) de feijão cozido (carioca)
queijo parmesão em lascas para servir
Continua após patrocínio
Modo de preparo
Faça o pré-preparo: descasque e pique fino a cebola e o alho; lave e seque os ramos de alecrim; passe o feijão por uma peneira e despreze o líquido para medir os 2/3 de xícara (chá). Reserve 1 colher (sopa) para finalizar o prato. Pode também usar sobra de feijão já temperado ou, ainda, o feijão que foi cozido mas ainda não foi refogado e temperado.
Leve uma panela pequena ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola, o sal e refogue por cerca de 3 minutos, até dourar. Adicione o alho e as folhas de 1 ramo de alecrim e mexa por mais 1 minuto apenas para perfumar. Junte o feijão, misture e pressione com a espátula apenas para amassar os grãos. Se for usar sobra de feijão já temperado, nem precisa amassar os grãos para dar uma engrossada no molho, misture ao refogado de alecrim e junte a água logo em seguida.
Adicione a água, o macarrão e tempere com pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Misture e, quando ferver, deixe cozinhar por 5 minutos.
Após os 5 minutos, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Transfira para um prato e decore com as folhas de alecrim restantes. Sirva a seguir com lascas de queijo parmesão.