Pasta e fagioli com farofinha de pão
Essa receita é quase um milagre: você transforma sobra de feijão e pão amanhecido em um jantar saboroso para duas pessoas! O segredo é a metamorfose total, para não rolar aquele clima de já-te-vi. O pão vira farofinha crocante de bacon, e o feijão se transforma num molho bem cremoso para a massa.
Tem mais ideias aqui!
PARA A FAROFINHA
Ingredientes
- 4 fatias de pão italiano amanhecido (ou 1 pão francês)
- 2 fatias de bacon (50 g)
- 3 ramos de salsinha
- 1 dente de alho
- ¼ de colher (chá) de pimenta calabresa seca
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Lave, seque e pique grosseiramente as folhas de salsinha. Corte as fatias de bacon ao meio, no sentido do comprimento e fatie em pedaços de 0,5 cm. Com a lateral da lâmina da faca, amasse o dente de alho e descasque.
- Coloque as fatias de pão no liquidificador (ou processador). Junte o azeite, o alho, tempere com uma pitada de sal e bata até formar uma farofa grossa – pare de bater e mexa de vez em quando com uma espátula para misturar os ingredientes.
- Leve uma frigideira média com o bacon ao fogo médio. Mexa por cerca de 2 minutos até soltar a gordura e começar a dourar. Junte o pão batido e mexa por cerca de 5 minutos, até a farofa dourar. Junte a pimenta calabresa, a salsinha picada e misture bem. Transfira para uma tigela e deixe esfriar completamente antes de servir ou armazenar.
Como armazenar
A farofinha dura até 1 semana, armazenada num pote com fechamento hermético em temperatura ambiente.
PARA O MACARRÃO
Ingredientes
- 1½ xícara (chá) de feijão cozido e temperado (com o caldo)
- 1½ xícara (chá) de macarrão fusili (ou outra massa curta de grano duro)
- ½ cebola
- 1 dente de alho
- ½ colher (chá) de páprica doce
- ½ colher (chá) de sementes de erva-doce
- azeite a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
- Leve uma panela média com 2,5 litros de água ao fogo alto para ferver. Descasque e pique fino a cebola e o alho.
- Assim que a água ferver, misture 1 colher (sopa) de sal, acrescente o macarrão e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, ou até ficar al dente — mexa de vez em quando para não grudar. Enquanto isso, prepare o molho de feijão.
- Leve uma frigideira (ou panela média) ao fogo médio para aquecer. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite, adicione a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 3 minutos, até começar a dourar. Junte o alho, a páprica, as sementes de erva-doce e mexa por 1 minuto para perfumar.
- Acrescente o feijão cozido (com o caldo) ao refogado e mexa por apenas 1 minuto para aquecer. Desligue o fogo e reserve o feijão na frigideira.
- Assim que o macarrão estiver cozido, reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento. Escorra a água, volte o macarrão para a panela e regue com um fio de azeite para evitar que a massa grude (neste caso específico, como o molho, bem cremoso, tem de ser servido assim que fica pronto, por isso a gente rega a massa com um fio de azeite para que não grude. Mas é uma exceção: a regra é que o molho espera a massa, que deve ser cozida e servida na hora; mas neste caso é o contrário, a massa espera o molho).
- Adicione ¾ de xícara (chá) da água do cozimento do macarrão ao feijão e misture bem para dissolver os sabores do refogado. Transfira para o liquidificador e bata até formar um molho liso e levemente cremoso. Prove e ajuste o sal – lembre-se que a água do cozimento do macarrão é salgada e o feijão estava temperado.
- Divida metade do molho em dois pratos e misture delicadamente o restante ao macarrão cozido. Sirva a massa sobre a base de molho nos pratos e polvilhe com a farofinha de pão.
Compre o que você precisa
Loja Panelinha
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Pá-Pum
- Serve
- Até 2 porções