Papilote de goiaba
Versão pá-pum e superprática de compota de goiaba. Não precisa de tacho de cobre, não chega nem a sujar a assadeira! Ótima opção de sobremesa do dia-a-dia.
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 2 goiabas vermelhas maduras
- 1 colher (sopa) de mel
- ½ colher (chá) de manteiga
- 1 colher (sopa) de água
- 1 rama de canela
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
- Com o descascador de legumes (ou uma faca bem afiada), descasque as goiabas, com cuidado para manter o formato da fruta bem redondinho. Corte cada goiaba ao meio e, com uma colher de sobremesa, retire o miolo com as sementes – você pode reservar esta parte da polpa na geladeira e preparar um suco. Corte cada metade da goiaba ao meio novamente.
- Para montar o papilote: sobre um prato fundo, coloque um pedaço de papel-alumínio de cerca de 40 cm com a parte brilhante para cima. Disponha os pedaços de goiaba no centro, junte o mel, a manteiga, a água e a canela. Levante as extremidades do papel e vá dobrando as pontas para formar uma trouxinha bem vedada – assim os líquidos do vapor não escapam.
- Transfira o papilote para uma assadeira e leve ao forno para assar por 15 minutos – nesse tempo as goiabas vão ficar macias e formar uma caldinha. Retire do forno e, com uma tesoura, abra a trouxinha com cuidado para não se queimar com o vapor. Sirva as goiabas com a calda que se formou no papilote. Fica uma delícia com creme batido, creme inglês, cuscuz de tapioca e sorvete.
SEM DESPERDÍCIO
No liquidificador bata os miolos das goiabas com um pouco de água e cubos gelo a gosto, até triturar o gelo. Passe o suco por uma peneira para coar as sementes antes de servir.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Pá-Pum
- Serve
- Até 2 porções