Pão Nosso
Receita com nome próprio é para poucos! E esse pão merece. A receita foi criada por Luiz Américo Camargo, especialista em pão e autor dos livros Pão Nosso e Direto ao Pão, com um objetivo: ser o melhor pão que você pode fazer em menos tempo na sua casa. Entre uma baguete e uma ciabatta, o Pão Nosso é leve, tem casquinha crocante e dourada e miolo macio. É o pão ideal para sanduíches.
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 400 g de farinha de trigo (2 ½ xícaras (chá) + ⅓ de xícara (chá))
- 350 ml de água filtrada (1 ½ xícara (chá))
- 5 g de fermento biológico seco instantâneo (1 ½ colher (chá))
- 8 g de sal (1 ½ colher (chá))
- 30 ml de azeite (2 colheres (sopa))
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Numa tigela grande, misture a água com o fermento. Adicione a farinha de uma só vez e misture bem com uma espátula de silicone para incorporar. Acrescente o azeite, o sal e continue dobrando a massa sobre ela mesma, para incorporar todo o azeite e ficar uniforme. Cubra com pano e deixe descansar por 15 minutos.
- Passados os 15 minutos, vamos fazer uma “dobra”: na tigela, revire uma parte da massa com a espátula, de baixo para cima, e dobre sobre ela mesma. Vá girando a tigela e repetindo o movimento até dar uma volta completa – no total são 4 a 5 movimentos. Cubra e deixe descansar por mais 15 minutos.
- Repita a operação 2 vezes, com um intervalo de 15 minutos de descanso após cada dobra – no total a massa vai ser “dobrada” 3 vezes.
- Após os últimos 15 minutos de descanso, polvilhe a bancada com bastante farinha – faça uma camada generosa, pois essa massa é bem mole.
- Vire a tigela e despeje a massa sobre a bancada. Polvilhe a massa com bastante farinha, dessa vez por cima dela – não estranhe, a massa é mole mesmo e vai se acomodar na bancada conforme cair da tigela. De leve, achate a massa, para distribuir o gás. Com a espátula de padeiro, ajeite as bordas da massa para ficar no formato retangular – não se preocupe em deixar a massa retinha.
- Com a espátula de padeiro (ou uma faca grande afiada), corte a massa no sentido do comprimento, para dividir em 3 porções iguais – dê golpes ágeis, cortando e afastando a porção de massa ao mesmo tempo. Polvilhe com mais um pouco de farinha as porções e, com a espátula, afaste bem uma das outras, para ter mais espaço.
- Para modelar, é preciso uma certa agilidade. Passe a espátula por baixo das laterais da massa, com golpes leves e ágeis, para que ela vá ficando cilíndrica. Com as mãos, em movimentos leves e rápidos, puxe cada porção de massa pelas extremidades, para ir alongando, como uma baguete. Vá ajeitando a forma do pão: as pontas não podem ficar muito finas, nem o centro muito grosso. Também não pode ficar chato como uma ciabatta. No fim da modelagem, cada pão vai ficar com cerca de 30 cm de comprimento.
- Com cuidado, transfira os pães para uma assadeira grande antiaderente. Lembre-se de deixar espaço entre eles. Cubra com um pano e deixe descansar novamente por 30 minutos.
- Enquanto isso, preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
- Passados os 30 minutos, leve a assadeira ao forno, borrife generosamente com água e feche a porta rapidamente – pode caprichar nas borrifadas, para formar uma nuvem dentro do forno.
- Os pães levam 20 a 25 minutos para assar. Retire do forno quando estiverem dourados. Transfira para uma grade e espere esfriar.
Pão Nossinho
Você pode preparar uma versão individual do Pão Nosso, ideal para sanduíches. Basta cortar cada filão em 3 partes antes de levar à assadeira.
- Autor
- Luiz Américo Camargo
- Tempo de preparo
- Até 2h
- Serve
- 3 pães