Pão de leite japonês (shokupan)

Pão de leite japonês (shokupan)

O truque para deixar este pão mais macio veio do Japão. É um mingauzinho de leite e farinha, que mantém a umidade na massa por mais tempo. Para ter fatias fresquinhas todas as manhãs, congele já fatiado e descongele na torradeira ou na frigideira. É perfeito para fazer sanduíches ou para preparar as deliciosas torradas de mel.

Compartilhe

PARA O TANGZHONG

Ingredientes
  • ½ xícara (chá) de leite
  • ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Numa panela pequena, coloque o leite, a farinha e mexa bem com um batedor de arame para dissolver. Leve ao fogo baixo e mexa com uma espátula de silicone por cerca de 3 minutos, até formar um mingau que se solta do fundo da panela.
  1. Transfira o mingau para uma tigela pequena e cubra com filme que fique em contato com o preparo. Leve à geladeira para esfriar por cerca de 1 hora — ele não pode estar quente na hora de fazer a massa do pão. Enquanto isso, separe o restante dos ingredientes.

Obs.: se preferir, faça o tangzhong no dia anterior ao preparo do pão.

PARA O PÃO

Ingredientes
  • 2½ xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • 1½ colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo (5 g)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 ovo
  • 100 ml de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 gema para pincelar
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
Modo de preparo
  1. Numa tigela grande, misture a farinha de trigo com o açúcar e o fermento. Faça um buraco no centro e coloque todo o mingau, o ovo e o leite. Com uma das mãos, segure a tigela; com a outra, comece a incorporar os ingredientes líquidos do centro para a borda, misturando aos poucos, até que toda a farinha seja incorporada — no começo a massa é um pouco grudenta, é assim mesmo; não acrescente mais farinha.
  1. Adicione a manteiga e o sal e continue sovando na tigela, até a massa absorver toda a manteiga, por cerca de 2 minutos.
  2. Transfira a massa da tigela para a bancada levemente enfarinhada e sove usando a palma da mão — aperte, estique e dobre a massa por cerca de 10 minutos, até que ela fique bem macia e pare de grudar nas mãos e na bancada. No início do processo, a massa vai parecer meio pegajosa mesmo, mas, conforme vai sendo sovada, ela absorverá o leite. Não adicione mais farinha na bancada nem na massa, pois isso vai deixar o pão duro, pesado e ressecado (se preferir, você poderá fazer toda a mistura e a sova na batedeira com o gancho).
  3. Modele a massa numa bola usando a bancada como anteparo. Volte a massa para a tigela e cubra com filme (ou com um pano de prato úmido) para não ressecar. Deixe fermentar por cerca de 1h30, ou até que a massa dobre de tamanho.
  4. Transfira a massa para a bancada e aperte delicadamente para tirar o ar. Com a espátula de padeiro, divida a massa em 4 pedaços iguais e faça a pré-modelagem: modele cada pedaço de massa numa bola usando a bancada como anteparo. Cubra novamente com filme e deixe descansar por 15 minutos — a pré-modelagem funciona como relaxamento para que a massa mantenha seu formato definitivo na hora de assar.
  5. Separe uma fôrma antiaderente de bolo inglês grande, de 30 cm x 11 cm x 7 cm (se não for antiaderente, unte com manteiga). Para modelar o pão: enfarinhe levemente a bancada (é bem pouca farinha mesmo) e abra uma das bolinhas com o rolo, formando um retângulo com cerca de 17cm x 12 cm — não precisa ser um retângulo perfeito.
  6. Dobre as laterais maiores do retângulo para o centro e pressione levemente com as mãos para aplainar. A partir de um lado menor do retângulo, enrole a massa até o centro e aperte bem a borda sobre a massa com a ponta dos dedos — assim a modelagem fica bem justinha e o pão não racha na hora de assar. Enrole o pão novamente, sobre ele mesmo, até o fim, e aperte bem a emenda para selar — o pãozinho fica parecendo um rocambole.
  7. Repita a modelagem com os outros pedaços e coloque os rolinhos de pão na fôrma, um ao lado do outro. Cubra com filme novamente (ou pano de prato úmido) e deixe fermentar por cerca de 1 hora, ou até dobrar de volume.
  8. Quando faltarem 30 minutos para o fim da fermentação, preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média).
  9. Passado o tempo da segunda fermentação, numa tigela pequena, misture a gema com 1 colher (chá) de água e pincele sobre o pão. Leve o pão para assar por cerca de 30 minutos, ou até crescer e dourar.
  10. Retire a fôrma do forno e, com cuidado e usando um pano de prato, desenforme o pão ainda quente. Coloque o pão sobre uma gradinha para esfriar (se preferir, coloque o pão sobre a grade do fogão) — se o pão esfriar dentro da fôrma, pode acumular vapor e umedecer a base. Deixe o pão esfriar completamente antes de servir ou armazenar.

Obs.: se o seu forno for elétrico, utilize a opção de calor inferior, isso garante que o pão fique macio e não rache ao assar.

DICA DE ARMAZENAMENTO

Para manter a maciez, armazene o pão num saco fechado em temperatura ambiente por até 3 dias.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Mais de 2h
Serve
1 pão (12 fatias)