Panzanella com berinjela assada (reaproveitamento)
A tradicional salada italiana de pão amanhecido incorpora as sobras planejadas da berinjela assada com cominho e resulta nesta versão marota de duplo reaproveitamento. Além de muito saborosa e perfumada, ganha interessância com o contraste de texturas — pepino-pão-berijela-tomate. Que sucesso!
5 fatias de pão italiano amanhecido (2 xícaras [chá] em cubos)
1 pepino grande
1½ xícara (chá) de tomate grape
1 cebola-roxa
6 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
¼ de xícara (chá) de água filtrada
½ xícara (chá) de azeite
1 pitada de açúcar
8 ramos de manjericão
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
Descasque e fatie a cebola em meias luas finas.Transfira a cebola fatiada para uma tigela, adicione 1 colher (sopa) do vinagre, o açúcar e cubra com a água. Deixe a cebola imersa por pelo menos 5 minutos para perder o ardor.
Lave e seque o pepino, os tomates e o manjericão. Descarte as pontas e corte o pepino em meias-luas de 0,5 cm. Corte os tomates ao meio, no sentido da largura.
Misture a água filtrada com 2 colheres (sopa) do vinagre. Corte as fatias de pão amanhecido em cubos de 1,5 cm e transfira para uma tigela grande. Regue com a mistura de água e vinagre e mexa bem com as mãos.
Passe a cebola por uma peneira e junte ao pão demolhado. Adicione o pepino, os tomates, a berinjela e as folhas de manjericão. Tempere com o azeite, o restante do vinagre, sal e pimenta a gosto. Misture delicadamente para não desmanchar o pão.
Deixe apurar os sabores e o pão umedecer por 20 minutos em temperatura ambiente (ou 1 hora na geladeira) antes de servir a salada.