Surpresa! Sim, essa receita é uma surpresa. Essas panquequinhas são uma explosão de sabor. “Mas, gente, é de alface!” Pois é, de alface e da horta inteira! Vai coentro, salsinha e endro. Resultado: a panqueca mais surpreendente e verde que você já viu.
Faça o pré-preparo: lave as folhas de alface sob água corrente, transfira para uma centrífuga de saladas e seque bem. Coloque uma folha de alface sobre a outra e corte em fatias grossas - isso facilita na hora de bater a massa. Descarte a base grossa dos talos das ervas, lave e seque as folhas. Descasque os dentes de alho.
Numa tigela, quebre um ovo de cada vez e transfira para o processador. Junte a alface, as ervas, os dentes de alho e bata até triturar bem. Acrescente a farinha de trigo, o açúcar, tempere com ½ colher (chá) de sal, noz-moscada e pimenta a gosto. Bata até formar uma massa líquida e transfira para uma tigela.
Leve uma frigideira grande (de preferência antiaderente) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e prepare as panquecas: com uma concha pequena, misture delicadamente a massa e transfira uma porção para a frigideira, formando um disco pequeno – coloque quantas panquecas couberem uma ao lado da outra. Deixe dourar por 2 minutos, até soltar da frigideira – as bordas da panqueca começam a firmar mas o centro ainda está mole. Vire com uma espátula, abaixe o fogo e deixe dourar do outro lado.
Transfira a primeira leva de panquecas para um prato, regue a frigideira com um fio de azeite e repita com o restante, sempre misturando a massa da panqueca com a concha antes de levar à frigideira. Sirva a seguir com queijo cottage caseiro, salada de feijão-branco com pepino e rabanete ou uma saladinha de ervas.