Não é à toa que este petisco espanhol, da região da Catalunha, é motivo de orgulho nacional. Uma combinação de sabores simples e surpreendente ao mesmo tempo. E o melhor: o preparo exige pouquíssimo esforço do cozinheiro. Olha o happy hour aí, gente!
Corte o pão em pedaços individuais. Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, regue com um fio de azeite e coloque os pedaços de pão com o miolo para baixo. Deixe dourar por cerca de 2 minutos e transfira para um prato.
Lave e corte os tomates em quartos. Descarte as sementes e passe a polpa de cada quarto pela parte grossa do ralador - utilize a casca do tomate como proteção para a mão.
Transfira o tomate para uma tigela e regue com ½ colher (sopa) de azeite. Junte o tomilho debulhado e tempere com sal e a pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Sirva com as fatias de pão.