Aspargos e ovos formam uma combinação incrível. Para começar o dia em grande estilo, o ovo mexido bem cremoso é servido com aspargos tostadinhos na bistequeira e finalizado com lascas de parmesão.
Lave e seque bem os aspargos. Corte e descarte a base do talo, que é mais dura e fibrosa.
Leve uma bistequeira (ou frigideira), de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando estiver bem quente, regue com um fio de azeite e adicione os aspargos, um ao lado do outro. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe dourar por 5 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem bem marcadinhos. Com uma pinça, transfira para um prato, cubra com papel alumínio para não esfriar e reserve enquanto prepara os ovos.
Para o ovo
Ingredientes
3 ovos
3 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) de manteiga
queijo parmesão para finalizar
sal a gosto
Modo de preparo
Leve uma panela pequena com água ao fogo médio – ela servirá de base para o banho-maria.
Numa tigela, quebre um ovo por vez e transfira para uma tigela média de vidro (ou inox) – se um não estiver bom, você não perde a receita.
Junte o leite, a manteiga e tempere com sal. Encaixe a tigela na panela e mexa com um batedor de arame até engrossar e atingir uma consistência de mingau cremoso – atenção: os ovos continuam cozinhando e endurecendo com o próprio calor, cuidado para não passar do ponto e cozinhar em excesso, eles podem ressecar.
Transfira imediatamente para um prato e sirva com os aspargos grelhados e lascas de parmesão.