Esta omelete é tão prática e deliciosa que todo mundo da família vai amar (e repetir). A mandioquinha vai crua mesmo e fica macia na medida certa. É uma boa receita para um brunch, um jantar rápido ou para a marmita do trabalho. Servida fria também fica uma delícia.
2 mandioquinhas (batatas-baroas) (cerca de 2 xícaras [chá] ralada)
½ cebola
½ colher (chá) de sal
azeite para untar o refratário
Continua após patrocínio
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com azeite um refratário redondo de 22 cm de diâmetro (ou que comporte cerca de 2 litros).
Lave, seque, descasque e passe as mandioquinhas pela parte grossa do ralador. Descasque e corte a cebola em meias-luas finas.
Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para uma tigela maior — se algum estiver estragado, você não perde a receita. Bata com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Junte a mandioquinha e a cebola, tempere com o sal e misture bem.
Transfira a mistura de ovos para o refratário untado e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até inflar e dourar. Para verificar se os ovos estão totalmente cozidos, espete o centro com um palito; se estiver firme, e não líquido, a omelete estará pronta.
Retire do forno e sirva a seguir. A omelete de forno também fica uma delícia servida em temperatura ambiente ou fria.