Okonomiyaki (panqueca de repolho)
O nome parece complicado, mas ele é cheio de significados. Em japonês, okonomi significa “aquilo que você quiser”, e yaki quer dizer “grelhado” ou “frito”. Tudo isso para explicar toda a versatilidade deste prato tradicional, que pode ser preparado com o legume que desejar. Receita perfeita para um jantar mais leve!
Tem mais ideias aqui!
para o molho
Ingredientes
- ⅓ de xícara (chá) de shoyu (molho de soja)
- 1 colher (sopa) de molho inglês
- 2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
- 3 colheres (sopa) de açúcar
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Numa panela pequena, misture o shoyu com o molho inglês, o vinagre e o açúcar. Leve ao fogo médio para cozinhar até ferver. Abaixe o fogo e deixe o molho reduzir por cerca de 10 minutos, até engrossar levemente — para verificar o ponto, mergulhe uma colher no molho, ele deve formar uma camada fina e brilhante, cobrindo as costas da colher. Transfira para uma tigela e deixe amornar enquanto prepara as panquecas.
para as panquecas
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de repolho verde fatiado
- ½ cebola
- 2 ovos
- ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- ⅓ de xícara (chá) de água
- 4 talos de cebolinha
- ¼ de colher (chá) de gengibre em pó
- 1 colher (chá) de sal
- 3 colheres (sopa) de óleo
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- cebolinha fatiada a gosto para servir
Modo de preparo
- Com um fatiador de legumes (ou mandolim) corte o repolho em fatias finas — vá passando o repolho pelo fatiador, com cuidado para não extrair o miolo central branco que é muito firme. Se preferir, descarte o miolo e fatie o repolho bem fino com a faca. Transfira o repolho fatiado para uma tigela, lave sob água corrente e seque bem numa centrífuga de saladas.
- Descasque e corte a cebola em meia-luas finas. Lave, seque e corte as partes branca e verde da cebolinha em fatias finas.
- Numa tigela grande, misture a farinha de trigo com o gengibre em pó, o sal e tempere com pimenta a gosto. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte à farinha — se algum estiver estragado, você não perde a receita. Misture bem os ovos e a farinha com uma espátula de silicone. Adicione a água, aos poucos, mexendo bem até formar uma massa lisa.
- Acrescente o repolho, a cebola e a cebolinha e misture bem para envolver os legumes com a massa — parece pouca massa, mas não se preocupe, é assim mesmo, a ideia é os legumes ficarem bem evidentes nas panquecas.
- Leve uma frigideira antiaderente com cerca de 20 cm ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de óleo e disponha metade da massa de panqueca. Com a espátula, distribua a massa e os legumes no fundo da frigideira, nivelando e pressionando levemente para formar uma camada uniforme. Deixe cozinhar sem mexer por 4 minutos, ou até a base dourar.
- Para dourar do outro lado: retire a frigideira do fogo e solte as laterais e o fundo da panqueca com a espátula. Cubra a frigideira com um prato e vire de uma só vez.
- Volte a frigideira ao fogo baixo, regue com ½ colher (sopa) de óleo e deslize a panqueca do prato para a frigideira, com o lado dourado para cima. Deixe cozinhar sem mexer por mais 6 minutos, ou até dourar. Transfira para um prato e repita o mesmo processo para fazer a segunda panqueca.
- Sirva as panquecas com o molho, cebolinha fatiada e katsuobushi (peixe seco ralado) a gosto. Fica uma delícia também acompanhada de emulsão de leite.
katsuobushi
As fatias finíssimas do peixe bonito, também conhecido como atum-bonito ou atum-gaiado, ralado seco, têm um sabor defumado e dão um visual lindo e complementam o sabor da panqueca. Você encontra para comprar em lojas de produtos orientais.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Pá-Pum
- Serve
- Até 2 porções