Nhoque de grão-de-bico com molho de limão e sálvia
A massa é mais firme e o sabor mais marcante do que o nhoque de batata, por isso eles são menores. Ideia boa para variar a receita de sempre.
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de grão-de-bico
- 1 ovo
- 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- sal a gosto
- farinha de trigo para polvilhar a bancada
- óleo para untar a travessa
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Coloque o grão-de-bico numa tigela e cubra com 3 xícaras (chá) de água. Cubra a tigela com um prato e deixe o grão-de-bico de molho por 8 horas - o demolho diminui o tempo de cozimento. Se preferir, faça o demolho na noite anterior ao preparo.
- Escorra a água do grão-de-bico e transfira os grãos para a panela de pressão, junte 2 xícaras (chá) de água, tampe e leve ao fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos.
- Desligue o fogo. Importante: espere toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa. Escorra a água e transfira os grãos para o processador. Junte a manteiga e bata até formar um purê liso.
- Transfira o purê para uma tigela, junte o ovo, 1 colher (chá) de sal e misture bem com uma espátula. Adicione a farinha de trigo aos poucos, misturando com a espátula até a massa começar a ficar mais consistente. Continue adicionando a farinha e amasse com as mãos até dar o ponto do nhoque – para verificar, limpe as mãos e modele uma bolinha: a massa não pode grudar.
- Para modelar os nhoques: polvilhe a bancada com farinha, retire uma porção da massa e faça um rolinho de 1 cm de diâmetro; com uma espátula de padeiro (ou faca) fatie a cada 1 cm. Repita com o restante da massa, polvilhando a bancada com farinha.
- Leve uma panela média com água ao fogo alto. Unte uma travessa grande com óleo. Assim que a água ferver, junte ½ colher (sopa) de sal e, com uma escumadeira, mergulhe uma porção de nhoque. Deixe cozinhar até subirem à superfície.
- Com a escumadeira, deixe escorrer bem a água e transfira os nhoques cozidos para a assadeira untada. Cozinhe o restante e reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento – ela vai ser utilizada para preparar o molho.
Ganhe Tempo
Se preferir, utilize 2 latas de grão-de-bico cozido para agilizar o pré-preparo. Se você é expert em planejamento, pode usar 3 xícaras (chá) de grão-de-bico já cozido (se estiver congelado, basta mergulhar por alguns segundos em água fervente).
PARA O MOLHO
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de água do cozimento
- 75 g de manteiga gelada
- 3 ramos de sálvia
- caldo de ½ limão
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
- Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, adicione 1 colher (chá) de manteiga e deixe derreter. Coloque quantos nhoques couberem na frigideira, sem amontoar – eles precisam ficar em contato com o fundo da frigideira para dourar. Deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado, transfira para uma travessa e repita com o restante, adicionando manteiga a cada leva.
- Abaixe o fogo, acrescente 1 colher (chá) de manteiga e as folhas de sálvia. Deixe por alguns segundos para perfumar. Desligue o fogo, junte o caldo de limão e 1/2 xícara (chá) da água do cozimento do nhoque. Acrescente 50 g da manteiga gelada em cubos e deixe derreter, fazendo movimentos circulares com a frigideira (se preferir um molho mais fluido, acrescente o restante da água do cozimento aos poucos). Tempere com sal e pimenta.
- Regue os nhoques dourados com o molho e sirva a seguir com lascas de parmesão.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Mais de 2h
- Serve
- 4 porções