Numa panela pequena, coloque o açúcar, a água e a glucose de milho. Misture bem até dissolver o açúcar. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 8 minutos, sem mexer, até atingir o ponto de bala mole. Para ver se está no ponto, coloque uma gota da calda num copo com água: ela deve ficar com a consistência de uma bala mole.
Enquanto a calda cozinha, bata as claras em neve na velocidade média na batedeira, até formar picos moles. Aumente a velocidade e vá regando as claras em neve, aos poucos, com a calda de açúcar quente. Continue batendo até o merengue ficar à temperatura ambiente.
Na batedeira ou com um batedor de arame (fouet), coloque o creme de leite e bata até atingir o ponto de creme chantilly. Com uma espátula, misture delicadamente o chantilly, o iogurte e o merengue.
Umedeça uma assadeira de 20 x 30 cm com água e forre com filme. Espalhe a musse e leve ao congelador por 1 hora.
Para a calda e montagem
Ingredientes
1½ xícara (chá) de abacaxi cortado em cubinhos
½ xícara (chá) de folhas de hortelã
½ xícara (chá) de água
50 g de chocolate meio amargo (opcional)
Modo de preparo
No liquidificador, bata o abacaxi, a hortelã e a água. Leve à geladeira.
Derreta o chocolate no microondas por 1 minuto.
Forre o fundo de uma assadeira com um pedaço de filme. Com uma colher, deixe cair gotas de chocolate sobre o filme. Leve à geladeira para endurecer.
Para servir, divida a calda de abacaxi em 4 pratos fundos. Corte a musse com um aro redondo de 6 cm de diâmetro e coloque no centro do prato. Tire as gotas de chocolate da geladeira, espalhe sobre a calda, decore com hortelã e sirva a seguir.