Esta moqueca sem carne é surpreendente. Os ovos cozinham num caldinho saboroso e ficam no ponto perfeito. O passo a passo é cheio de estratégias para que a preparação seja mais rápida do que a versão clássica. Dá até para virar jantar durante a semana.
200 ml de leite de coco (cerca de ¾ de xícara [chá])
½ xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de azeite de dendê
6 ramos de coentro (talos e folhas)
2 raízes de coentro
2 pimentas dedo-de-moça
2 pimentas-de-cheiro
½ colher (chá) de sal
Continua após patrocínio
Veja o passo a passo em vídeo!
Modo de preparo
Lave e seque os pimentões, os tomates, as pimentas e o coentro (mantenha as raízes e os talos).
Corte os pimentões ao meio, descarte as sementes e corte cada metade em quadrados de 2 cm. Corte os tomates ao meio no sentido do comprimento e cada metade em 6 pedaços. Descasque e corte a cebola em cubos de 2 cm.
Descasque e pique fino os dentes de alho. Pique fino as raízes e os talos do coentro e reserve as folhas inteiras para a finalização.
Corte as pimentas dedo-de-moça e de cheiro ao meio no sentido do comprimento. Com uma colher, raspe e descarte as sementes. Fatie fino as metades. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos.
Leve uma caçarola baixa média (ou frigideira de borda alta) ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Adicione as pimentas, o alho, as raízes e os talos do coentro. Refogue por cerca de 2 minutos, até que o preparo fique bem perfumado.
Adicione 1 colher (sopa) de azeite, acrescente os pimentões, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 4 minutos, ou até que os pedaços fiquem macios. Junte o tomate e misture bem.
Regue com o leite de coco, a água, o dendê e tempere com ½ colher (chá) de sal. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 2 minutos, para formar um caldinho bem saboroso.
Numa tigela pequena, quebre 1 ovo de cada vez e, delicadamente, transfira para o caldo da moqueca, com cuidado para não estourar a gema. Tempere os ovos com uma pitada de sal, tampe e deixe cozinhar por 7 minutos — a clara deve estar cozida e a gema cremosa. Finalize com as folhas de coentro e sirva a seguir.