Molho de missô

Molho de missô

A pasta de soja fermentada é o que dá personalidade a esse molho espesso, salgado e com um toque de acidez. É receita para virar favorita de quem gosta de ter à mão um molho para chacoalhar os legumes assados.

Compartilhe
Ingredientes
  • ½ xícara (chá) de missô (pasta de soja fermentada, cerca de 120 g)
  • 50 g de manteiga em ponto pomada
  • 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • 4 colheres (sopa) de água filtrada
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Numa tigela, com uma espátula de silicone, misture bem a manteiga com o missô até formar uma pasta. Junte o vinagre e misture novamente para incorporar.
  1. Transfira a pasta de manteiga e missô para uma panela pequena e leve ao fogo baixo. Mexa com a espátula por cerca de 2 minutos até a pasta começar a ficar mais fluida e brilhante – a manteiga vai derreter aos poucos, mas sem se separar dos outros ingredientes, deixando a pasta na textura de brigadeiro mole.
  2. Vá acrescentando a água aos poucos, mexendo a cada adição para incorporar até formar um molho mais fluido – o molho deve ser fluido mas cobrir as costas de uma colher. Transfira para uma molheira e sirva morno ou em temperatura ambiente – lembre-se que conforme o molho vai esfriando ele fica mais espesso. Sirva com legumes assados ou grelhados, peixes, aves e carnes.
Como armazenar

O molho de missô pode ser mantido na geladeira por até 5 dias. Por ser a base de manteiga, ele endurece depois de frio. Na hora de usar, basta levar novamente ao fogo baixo, mexendo com uma espátula, por cerca de 40 segundos até ficar na consistência mais fluida. Atenção: não aqueça no micro-ondas. A manteiga se separa dos outros ingredientes e o molho talha.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Pá-Pum
Serve
6 porções (cerca de 1 xícara)