Não importa o assado que você vai escolher para preparar nas festas de fim de ano; ele ficará ainda mais gostoso com este molho. A preparação independe do prato principal, mas combina perfeitamente com carne vermelha e de porco. Com geleia de figo caseira, fica mais gostoso ainda.
Descasque e fatie a cebola em meias-luas finas. Com a lateral da lâmina da faca, amasse o dente de alho e descasque — nem precisa picar.
Leve uma panela pequena ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 3 minutos, até que as fatias fiquem bem douradas. Junte o alho amassado, os ramos de tomilho e os grãos de pimenta-do-reino e mexa por 2 minutos para perfumar.
Regue com a água e raspe bem o fundo da panela com uma espátula para dissolver os queimadinhos. Acrescente o vinho e deixe cozinhar por 5 minutos para formar um caldo saboroso.
Com uma peneira, coe o caldo sobre uma tigela e volte à panela (nem precisa lavar). Misture bem a geleia de figo com um batedor de arame para dissolver. Mantenha a panela em fogo médio e deixe cozinhar, sem mexer, por cerca de 10 minutos, contados após a fervura – o molho reduz quase pela metade e fica mais espesso e brilhante. Para saber o ponto, mergulhe uma colher. Ela deve sair da panela com as costas cobertas por uma película brilhante de molho.
Desligue o fogo, acrescente a manteiga gelada e mexa a panela, fazendo movimentos lentos e circulares, para derreter bem devagar e deixar o molho mais encorpado. Sirva a seguir.