Manteiga doce perfumada

Este acessório culinário é a evolução da manteiga composta (que você mistura com ervas e temperos para dar aquele sabor a jato nas preparações). O toque salgadinho das azeitonas é complementado pelo frescor das raspas de limão, e a combinação vai bem com grelhados, polentas e risotos. Também fica deliciosa no recheio da batata assada ou para passar no pão. Você pode bater e servir em seguida (ela se desmancha na boca!) ou armazenar na geladeira por até um mês.
Se preferir, você pode armazenar a manteiga por até um mês na geladeira dentro de um pote hermético, ou embalada num rolinho de papel-manteiga. Lembre-se de que depois de gelada a manteiga volta a ficar firme: retire da geladeira 10 minutos antes de servir para garantir que ela fique mais macia.
Ah, e a manteiga também pode ser congelada, enrolada no papel-manteiga: dura até 3 meses no freezer!
Quer impressionar e servir a manteiga cremosa modelada em quenele? Mergulhe uma colher de sobremesa numa tigela com água quente — quanto mais côncava e pontuda for a colher, melhor para modelar. Seque a colher com um pano, apoie a colher com o lado convexo voltado para a manteiga e faça um movimento em linha reta (como se estivesse tirando uma bola de sorvete). Quando a colher estiver cheia de manteiga, gire a colher e faça o mesmo movimento na outra direção.
Esta receita funciona como uma fórmula. Você pode fazer metade da quantidade, basta seguir a proporção dos ingredientes.