Coloque a manteiga numa panela pequena e leve ao fogo médio para derreter. Deixe cozinhar até ficar levemente dourada. Retire do fogo, transfira para uma tigela e deixe esfriar.
Enquanto isso, coloque o chocolate num recipiente de vidro e leve para derreter no micro-ondas, de 30 em 30 segundos, em potência média, mexendo nos intervalos para não queimar.
Em outro recipiente, misture a farinha, o cacau, o fermento e o sal.
Quebre os ovos, um de cada vez, numa tigela e transfira para uma tigela grande - assim, se um estiver estragado você não perde toda a receita. Junte o açúcar e mexa com o batedor de arame até formar um creme claro. Adicione o chocolate derretido e misture bem.
Junte a mistura de ingredientes secos ao creme de chocolate e mexa delicadamente com o batedor de arame até incorporar.
Adicione a manteiga derretida em 3 etapas, mexendo com o batedor de arame, apenas para formar uma massa lisa. Deixe a massa descansar na geladeira por no mínimo 30 minutos (de preferência, faça a massa de um dia para o outro).
Faltando 15 minutos para retirar a massa da geladeira, preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Se estiver utilizando forminhas de metal, leve para o freezer por alguns minutos antes de untar - assim a camada de manteiga fica bem fininha.
Pincele manteiga derretida nas forminhas e polvilhe com farinha de trigo para untar (se estiver usando forminhas de silicone, não é preciso untar). Coloque a massa de madeleine num saco para confeitar e preencha as forminhas até a metade.
Leve para assar em forno preaquecido por cerca de 15 minutos, ou até que as madeleines cresçam e fiquem fofinhas como um bolinho. Cuidado para não assar demais - como a massa é de chocolate, não irá dourar. Desenforme ainda quente sobre uma assadeira e deixe esfriar. Repita com o restante da massa.
Sirva as madeleines frias. Se desejar, polvilhe com açúcar de confeiteiro.