Macarrão com molho verde de couve
É comer para crer: como é possível uma combinação de sabores clássica do pê-efe virar um molho de macarrão tão saboroso? Além de gostoso, o molho de couve e ovo faz a massa brilhar! A farofinha de castanhas completa o sabor do prato.
Tem mais ideias aqui!
Para a farofa
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de farinha de milho amarela (flocada)
- ½ pimenta dedo-de-moça
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- ¼ de xícara (chá) de castanha-do-pará
- sal a gosto
Modo de preparo
- Pique grosseiramente as castanhas-do-pará. Lave, seque e corte a pimenta dedo-de-moça em rodelas finas (se quiser uma farofa menos apimentada descarte as sementes). Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.
- Leve uma frigideira média com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, junte as castanhas picadas e mexa por 2 minutos para perfumar. Acrescente a pimenta picada e mexa por 1 minuto.
- Tempere com sal e adicione a farinha de milho aos poucos, misturando bem para incorporar. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 2 minutos para a farofa ficar crocante. Reserve numa tigela.
OBS: a farofa de castanha com pimenta rende 1 xícara (chá) e pode ser armazenada por até 5 dias na geladeira. Na hora de servir, aqueça novamente na frigideira.
para o macarrão
Ingredientes
- ½ maço de couve (7 folhas)
- 200 g de macarrão espaguete (ou outra massa longa de grano duro)
- 1 ovo
- 1 dente de alho
- caldo de ½ limão
- ¼ de xícara (chá) de queijo meia-cura ralado grosso
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
- Lave e seque as folhas de couve. Descarte o talo central e corte as folhas em pedaços grandes. Descasque o dente de alho.
- Leve uma panela grande com 3 litros de água ao fogo alto. Quando ferver, adicione 2 colheres (sopa) de sal e mergulhe as folhas de couve. Deixe cozinhar por 3 minutos, até a couve ficar macia. Com uma escumadeira (ou pinça), transfira as folhas para o liquidificador. Reserve.
- Acrescente o macarrão na água fervente e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, ou até ficar al dente – mexa de vez em quando para cozinhar por igual e um macarrão não grudar no outro.
- Quando faltar 2 minutos para o tempo de cozimento do macarrão, reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento para preparar o molho.
- No liquidificador, bata a couve com o azeite, o alho, o caldo de limão, o queijo meia-cura e ⅓ de xícara (chá) da água do cozimento do macarrão, até ficar liso.
- Numa tigela pequena, quebre o ovo e transfira para o liquidificador — se ele estiver estragado você não perde a receita. Tempere com sal e pimenta a gosto e bata por 1 minuto apenas para incorporar.
- Assim que estiver cozido, escorra o macarrão e volte-o para a panela — nem precisa lavar nem secar a panela. Junte o molho de couve e misture bem — o calor da massa é o suficiente para cozinhar o ovo e formar um creme. Volte a panela ao fogo baixo e adicione o restante da água do cozimento reservada aos poucos, mexendo com uma espátula, até formar um molho espesso. Sirva a seguir com a farofa de castanha.
o que fazer com os talos da couve?
Não jogue fora os talos da couve, eles podem ser usados em outras receitas. Você pode picar em fatias finas e congelar para adiantar o preparo de refogados de modo geral. Na hora de usar, é só levar do congelador para a panela quente. Os talos congelados vão bem no refogado do arroz, do feijão, da lentilha, de sopas e farofas. Experimente também preparar um tempurá de talo de couve.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Pá-Pum
- Serve
- Até 2 porções