Molho de tomate rápido, massa al dente e um truque que faz toda a diferença: o macarrão termina de cozinhar no próprio molho. Resultado? Molho cremoso, aveludado, sabor marcante e uma receita prática para qualquer dia da semana.
200 g de macarrão linguine (ou outra massa longa de grano duro)
1 lata de tomate pelado em cubos
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite
3 ramos de manjericão
¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
folhas de rúcula italiana a gosto para servir
queijo parmesão ralado a gosto para servir
Continua após patrocínio
Modo de preparo
Leve uma panela com 2,5 litros de água ao fogo alto para ferver. No pilão, dê uma leve batida no alho apenas para descascar (se preferir, amasse com a lateral da faca na tábua).
Numa frigideira grande, coloque o azeite, o alho e os ramos de manjericão. Leve ao fogo baixo por cerca de 3 minutos para perfumar o azeite. Adicione o tomate pelado, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por cerca de 13 minutos, até formar um molho saboroso e encorpado. Enquanto isso cozinhe o macarrão.
Assim que a água ferver, misture 1 colher (sopa) de sal, adicione o macarrão e deixe cozinhar até 1 minuto antes do tempo indicado na embalagem — ele vai terminar de cozinhar com o molho.
Com a pinça, pesque e descarte os ramos de manjericão e o dente de alho do molho. Assim que o macarrão estiver cozido, reserve pelo menos 1 xícara (chá) da água do cozimento.
Escorra o restante da água e transfira o macarrão para a frigideira com o molho. Mantenha a frigideira em fogo baixo e vá adicionando um pouco da água do cozimento, mexendo com a espátula para que o macarrão termine de cozinhar como se fosse um risoto — assim o molho fica mais aveludado e a massa absorve mais sabor.
Desligue o fogo e misture ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado. Sirva a seguir com rúcula, azeite e parmesão ralado.