Macarrão com berinjela, tomate e ricota

Macarrão com berinjela, tomate e ricota

Os legumes são assados no forno, e logo se unem aos outros ingredientes do molho. Mas não é um molho qualquer. A combinação entre berinjela, ricota e tomate é inspirada no clássico molho italiano “alla norma”. Um jeito saboroso de incluir mais hortaliças na refeição.

Compartilhe
Ingredientes
  • 2 xícaras (chá) de macarrão casarecce (ou outra massa curta de grano duro)
  • 1 berinjela
  • 1 xícara (chá) de tomate grape
  • 200 g de ricota (cerca de 1½ xícara [chá] esfarelada)
  • 1 colher (sopa) de caldo de limão
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal
  • ¼ de colher (chá) de pimenta calabresa seca
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • 8 folhas de sálvia
  • folhas de manjericão a gosto para servir
Continua após patrocínio
RECEITA EM VÍDEO
Modo de preparo
  1. Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média).
  1. Lave e seque os tomates, a berinjela e as folhas de sálvia. Com uma faquinha, fure a base de cada tomate — isso evita que o fruto estoure no forno.
  2. Descarte o cabinho e corte a berinjela ao meio, no sentido da largura, para separar a parte mais fina da mais grossa. Corte as metades ao meio no sentido do comprimento. Fatie a parte mais fina em meias-luas de 0,5 cm de espessura. Corte a parte mais grossa em duas tiras e fatie as tiras em pedaços de 0,5 cm (se estiver muito grande, corte em 3 tiras) — assim os pedaços ficam uniformes para assar por igual.
  3. Numa assadeira grande antiaderente, coloque a berinjela, os tomates e as folhas de sálvia. Regue com o azeite, tempere com ½ colher (chá) de sal e a pimenta calabresa. Misture bem e espalhe na assadeira.
  4. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até que os pedaços de berinjela estejam levemente dourados — não precisa virar na metade do tempo, a ideia é que eles fiquem bem douradinhos de um dos lados e assem rapidamente. Enquanto os legumes assam, cozinhe o macarrão e prepare o molho de ricota.
  5. Leve uma panela média com cerca de 2,5 litros de água ao fogo alto. Quando ferver, acrescente 1 colher (sopa) de sal, adicione o macarrão e deixe cozinhar pelo tempo da embalagem, ou até ficar al dente, mexendo de vez em quando para que a massa não grude.
  6. Assim que o macarrão estiver cozido, reserve cerca de 1 xícara (chá) da água do cozimento e escorra o macarrão. No miniprocessador de alimentos, coloque a ricota, o caldo de limão, tempere com ½ colher (chá) de sal e noz-moscada ralada. Adicione ¼ de xícara da água do cozimento do macarrão aos poucos e bata bem até formar um creme — a quantidade de água pode variar de acordo com a ricota; algumas são mais cremosas que outras.
  7. Transfira o creme de ricota para uma tigela grande. Retire os legumes do forno e reserve.
  8. Adicione o macarrão ao molho e misture bem. Vá acrescentando aos poucos a água do cozimento reservada para deixar o molho mais fluido.
  9. Reserve ⅓ de xícara (chá) dos legumes assados e misture o restante ao macarrão. Divida em dois pratos, cubra com os legumes reservados e salpique folhas de manjericão. Sirva a seguir.
PODE TROCAR?

Se não tiver ricota, você pode usar nata para preparar esta receita. Por ser cremosa, ela nem precisa de processador; basta misturar ¾ de xícara (chá) de nata com o caldo de limão, temperar com sal e noz-moscada e incorporar ao macarrão! Ajuste o ponto do molho adicionando água do cozimento, caso necessário.

SOBROU MACARRÃO?

Veja aqui como preparar um bolinho com as sobras.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Até 1h
Serve
Até 2 porções