As laranjas-baía são as responsáveis pelo sabor e pela bela cor desta bebida. É perfeito para encerrar as refeições, incrementar drinques ou presentear.
Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das laranjas sob água corrente e seque com um pano — é importante que as cascas estejam bem sequinhas para fazer o licor. Com o descascador de legumes (ou uma faca de legumes bem afiada), faça tiras da casca das laranjas com bastante cuidado para não extrair a parte branca — ela amarga a receita.
Coloque as cascas de laranja num pote com fechamento hermético, cubra com a vodca e tampe — o pote precisa ter fechamento hermético para o álcool não evaporar. Deixe descansar por pelo menos 5 dias para que as cascas liberem todo o aroma e o sabor de laranja na vodca (se puder, deixe por 1 semana).
Após os dias de descanso, prepare a calda: numa panela pequena, misture a água com o açúcar. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, ou até ferver e todo o açúcar se dissolver. Transfira para uma jarra e deixe esfriar.
Assim que estiver fria, junte a calda de açúcar no pote com a vodca e as cascas de laranja. Misture, tampe e deixe descansar por mais 5 dias (se estiver com tempo, deixe descansar por 1 semana; o licor fica ainda mais gostoso).
Sobre uma jarra grande (ou tigela) coe o licor usando uma peneira; descarte as cascas e transfira o licor para uma garrafa. Armazene o licor na geladeira para servir puro, bem gelado, ou preparar drinques.