Ideia que é sucesso: fondue de queijo + legumes grelhados. Eles ficam uma delícia mergulhados no queijo derretido. Vale pimentão, abóbora, rabanete, cenoura, couve-flor, cogumelo-de-paris… O importante é cortar de modo que eles sejam facilmente espetados nos garfinhos (e caibam uma bocada só!)
½ xícara (chá) de abóbora japonesa em cubos médios
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
Descarte as folhas, o talo central e corte a couve-flor em floretes pequenos. Transfira para uma tigela e lave bem sob água corrente. Deixe escorrer numa peneira enquanto prepara os outros ingredientes.
Mantenha a casca e, com uma escovinha para legumes, lave sob água corrente a abobrinha, o pimentão, e os rabanetes. Descarte as pontas e corte a abobrinha ao meio no sentido do comprimento. Corte uma das metades ao meio novamente e fatie em pedaços de cerca de 1 cm - reserve a outra metade para uma próxima receita.
Descarte as sementes e corte o pimentão em quadrados de cerca de 2 cm. Corte os rabanetes em quartos. Descasque e corte a cenoura em meias-luas grossas. Com um pano de prato úmido, limpe os cogumelos e corte cada um ao meio.
Leve ao fogo médio uma bistequeira (ou frigideira grande antiaderente) para aquecer. Regue com 1 colher (chá) de azeite e grelhe os legumes em etapas para que todos fiquem em contato com o fundo da bistequeira - quando amontoados, os legumes criam água e cozinham no próprio vapor em vez de grelhar.
Comece grelhando os legumes mais firmes que precisam de mais tempo no fogo (abóbora, couve-flor, cenoura, rabanete e pimentão); deixe por cerca de 3 minutos até ficarem tostadinhos e vire com uma pinça para dourar todos os lados por igual, sempre regando com azeite a cada leva. Finalize com a abobrinha e cogumelos que são mais delicados e soltam líquido na hora de grelhar.
Transfira os legumes grelhados para uma travessa. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto e sirva a seguir com Fondue de queijo brasileiro.