Lasanha de matzá, espinafre, cogumelos e queijo feta
Feita com matzá, ou pão ázimo, esta receita é ideal para o Pessach, comemoração também conhecida como a páscoa judaica. Criação da chef Andrea Kaufmann especialmente para o Panelinha!
No liquidificador, bata todos os ingredientes na função pulsar por apenas 2 vezes. Sobre uma tigela, passe o creme por uma peneira para separar os pedacinhos de cottage. Reserve o creme e o cottage em tigelas separadas
Para o espinafre
Ingredientes
2 maços de espinafre
1 dente de alho
1 filé de anchova
2 colheres (sopa) de azeite
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
½ xícara (chá) de uva-passa
1½ colher (sopa) de manteiga
Modo de preparo
Destaque as folhas dos talos (você pode usar os talos em outras receitas). Afervente as folhas do espinafre por 1 minuto e escorra a água. Esprema bem e pique fino as folhas.
Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte o dente de alho e refogue até dourar. Descarte o dente de alho e adicione o filé de anchova, mexa bem até desmanchar.
Acrescente o espinafre, tempere com uma pitada de noz-moscada e misture bem. Junte as uvas-passas, a manteiga, misture e desligue o fogo. Transfira o espinafre para uma tigela e misture o cottage reservado.
Para os cogumelos
Ingredientes
200 g de cogumelo-de-paris
200 g de cogumelo shiitake
200 g de cogumelo shimeji
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite
salsa fresca picada a gosto
tomilho fresco a gosto
Modo de preparo
Com um pano de prato limpo ou papel-toalha, limpe bem os cogumelos.
Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte o dente de alho e refogue até dourar. Deescarte o alho e adicione os cogumelos, refogue por alguns minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e salpique com a salsinha e o tomilho. Misture bem, desligue o fogo e reserve.
Para o tomate confitado
Ingredientes
1 tomate
5 colheres (sopa) de azeite
1 ramo de tomilho
1 folha de louro
Modo de preparo
Numa assadeira, disponha todos os ingredientes. Leve ao forno preaquecido a 70ºC (temperatura baixa) e deixe assar por cerca de 1 hora, até que o tomate esteja macio.
Para a montagem
Ingredientes
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
6 biscoitos de matzá (pão ázimo)
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média-alta). Comece ajustando os biscoitos de matzá ao tamanho do refratário. Se for preciso, corte-os ao meio ou apare as laterais.
Numa tigela funda, deixe os biscoitos matzá de molho no creme de queijo por 10 minutos.
Unte o refratário com azeite e faça a primeira camada espalhando a metade do espinafre. Escorra um pouco de matzá e cubra formando uma camada. Por cima, distribua a metade do mix de cogumelos. Cubra com mais matzá escorrida. Faça outra camada com espinafre. Cubra novamente com matzá, escorrendo sempre. Por cima, coloque o restante do mix de cogumelos e cubra com o restante de matzá.
Regue a superfície e as laterais da lasanha com o creme de queijo. Decore com fatias do tomate confit e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno para assar por 10 a 20 minutos.