Ketchup (reaproveitamento)
Sobrou molho de tomate? Aproveite para preparar este ketchup. Fica agridoce, levemente ardidinho por causa do gengibre e da pimenta, e perfumado pela canela. Como você já está aproveitando o molho de tomate que tem na geladeira, precisa de menos ingredientes que para a versão tradicional.
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de molho de tomate caseiro
- ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
- 3 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
- 2 colheres (chá) de gengibre ralado
- 1 rama de canela
- 1 dente de alho
- ½ pimenta dedo-de-moça sem semente (cerca de 1 colher (chá) picada)
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- No liquidificador, coloque o molho de tomate e o restante dos ingredientes, exceto a rama de canela. Bata bem por cerca de 1 minuto, até que a mistura fique lisa.
- Transfira o molho batido para uma panela média de borda alta — o molho espirra bastante durante o cozimento — junte a canela e leve ao fogo médio.
- Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando com uma espátula de silicone, até que o molho fique espesso — para checar o ponto, passe a espátula de silicone no fundo da panela: o molho deve formar um caminho que deixa à mostra o fundo da panela.
- Transfira o ketchup para um pote hermético higienizado e deixe esfriar completamente antes de fechar e armazenar na geladeira por até 15 dias. Sirva frio com grelhados, bolinhos, batatas assadas e sanduíches.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Pá-Pum
- Serve
- 2 xícaras (chá) / cerca de 500 g