A culinária judaica incorpora pratos de várias origens. O goulash, famoso prato húngaro, é prova disso. Para esta versão, a inspiração veio dos cadernos de receitas da avó da chef Andrea Kaufmann.
Corte a tampa dos pimentões e retire as sementes. Coloque os pimentões numa assadeira, leve ao forno preaquecido e deixe assar por 1 hora. Em seguida, descasque e reserve.
Numa tigela, tempere os cubos de carne com a páprica doce, a páprica picante, sal e pimenta-do-reino a gosto. Polvilhe com um pouco de farinha de trigo. Isso fará com que a carne fique com uma cor mais bonita. Reserve.
Leve uma panela ao fogo médio. Quando aquecer, coloque os cubos de carne e deixe que dourem por igual. Desligue o fogo e transfira a carne para uma tigela.
Espete o dente de alho com um garfo e esfregue no fundo da panela que foi usada para selar a carne.
Leve a panela ao fogo médio e acrescente a cebola. Quando a cebola secar um pouco, coloque o azeite, a manteiga e as maçãs raladas. Misture rapidamente e adicione a carne. Deixe dourar.
A carne deverá ser flambada com a vodka. Para isso, com uma colher, empurre todos os cubos de carne para um dos lados da panela. No lado vazio, coloque a vodka e, com cuidado, deixe este lado da panela levemente inclinado sobre a chama do fogão. Uma chama deverá tomar conta do fundo da panela.
Regue a carne com o vinho branco e deixe que evapore. Acrescente lentamente o caldo de carne e as folhas de tomilho. Quando o caldo tiver secado, deixe cozinhar por mais 5 minutos e desligue o fogo.
No liquidificador, bata os pimentões assados com um pouco do caldo de vitela. Coloque este creme na panela com a carne. Deixe ferver, adicione o suco e as raspas de limão e o creme de leite fresco. Verifique os temperos e reserve.
Para as echalotes
Ingredientes
20 echalotes (mini cebolas)
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
4 colheres (sopa) de açúcar
Modo de preparo
Numa panela, coloque as echalotes, o açúcar e o vinagre. Cubra com água e leve ao fogo baixo para cozinhar por 1 hora.
Para o molho cremoso de páprica
Ingredientes
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de caldo de vitela ou de carne
4 colheres (chá) de páprica doce
4 colheres (chá) de páprica picante
1 ramo de tomilho desfolhado
½ cebola picada
1 dente de alho
100 g de manteiga
Modo de preparo
Leve uma frigideira ao fogo médio e esfregue um dente alho espetado num garfo. Descarte o alho.
Coloque a cebola na frigideira e abaixe o fogo. Deixe cozinhar até secar. Acrescente a manteiga, o caldo, o tomilho, as pápricas e o creme de leite. Deixe apurar por 5 minutos. Desligue o fogo e reserve.
Para o spetzl e montagem
Ingredientes
9 claras de ovo
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de água
3 colheres (sopa) de azeite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Modo de preparo
Leve uma panela com água ao fogo médio para ferver.
No liquidificador, bata as claras, a água e o sal. Transfira para uma tigela e misture com a farinha até obter uma massa mole.
Coloque a massa no espremedor de batatas e vá espremendo sobre a panela com água fervente. Deixe a massa cozinhar por 3 minutos. Com uma escumadeira, retire a massa cozida e transfira para um escorredor.
MONTAGEM
Aqueça o goulash. Enquanto isso, leve a panela com o molho de páprica ao fogo médio. Quando aquecer, junte o spetzel e faça movimentos para frente e para a trás com a panela para a massa incorporar o molho sem precisar mexer com a colher para a massa não desfazer.
Divida o goulash em 8 pratos e sirva spetzl com o molho de páprica. Coloque 3 echalotes sobre o goulash. Se quiser, sirva com uma colherada de coalhada seca (à venda em casas de produtos árabes) polvilhada com páprica. Sirva quente.