A tradicional receita brasileira ganha uma versão mais prática e rápida preparada com filés de peito de frango, e não com frango inteiro. Já o tomate não vai para a panela e se transforma em uma saladinha refrescante e deliciosa que acompanha o prato. Bom demais!
Corte os filés de frango em cubos de cerca de 2 cm, tempere com ½ colher (chá) de sal e mantenha em temperatura ambiente enquanto separa o restante dos ingredientes — ele não pode estar gelado na hora de ir para a panela.
Descasque e pique fino a cebola e o alho. Leve um fervedor com um pouco mais de 2 xícaras (chá) de água ao fogo médio para ferver.
Leve uma panela média ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite e coloque ⅓ dos cubos de frango — se colocar todos os pedaços ao mesmo tempo, eles vão cozinhar no próprio vapor em vez de dourar. Deixe dourar por cerca de 2 minutos e vire com uma pinça para dourar por igual. Transfira para uma tigela e repita o processo com o restante do frango, regando a frigideira com um fio de azeite a cada leva.
Mantenha a panela em fogo médio e regue com 1 colher (sopa) de azeite. Adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 4 minutos, até começar a dourar. Junte o alho, o cominho, a cúrcuma, a páprica e 1 colher (chá) de sal. Mexa bem por 1 minuto para perfumar.
Adicione o arroz e mexa bem por 1 minuto. Regue com 2 xícaras (chá) da água fervente, 2 colheres (sopa) do caldo de limão, junte o louro e misture com uma espátula, raspando bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos — isso vai dar sabor ao preparo.
Volte o frango para a panela e aumente o fogo. Assim que a água começar a ferver novamente, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta até secar, por cerca de 12 minutos — para verificar, espete o arroz com um garfo e afaste os grãos do fundo da panela.
Enquanto isso, prepare a saladinha de tomate: lave, seque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte cada metade em cubos de 0,5 cm. Transfira para uma tigela, tempere com 1 colher (sopa) de azeite, 2 colheres (sopa) de caldo de limão, 1 pitada de sal e pimenta a gosto. Misture a salsinha picada e reserve.
Assim que a água da galinhada secar, desligue o fogo, acrescente a ervilha, tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos para o arroz terminar de cozinhar no próprio vapor e a ervilha descongelar.
Na hora de servir, solte a galinhada com um garfo, misturando a ervilha. Sirva a seguir com a saladinha de tomate.