Em vez de uma galinha cortada em pedaços, vamos de peito de frango em tirinhas. No lugar do arroz, cuscuz marroquino. Com essas trocas, a galinhada vira uma refeição de preparo express – com direito a quiabo!
Corte os bifes de frango na metade, no sentido do comprimento, e as metades, em tiras de 1 cm. Transfira para uma tigela, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes – o frango não deve estar gelado na hora de ir para a frigideira.
Lave e seque o tomate e os quiabos. Corte o tomate ao meio, descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos. Descarte o cabinho dos quiabos e fatie cada um em rodelas de 1 cm. Descasque e pique fino a cebola e o alho.
Leve uma frigideira média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite, acrescente as tiras de frango e deixe dourar por 3 minutos, mexendo de vez em quando. Enquanto isso, numa chaleira leve pouco mais de ½ xícara (chá) de água para ferver.
Acrescente mais ½ colher (sopa) de azeite, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue com o frango por 2 minutos até murchar. Adicione o tomate e mexa por mais 2 minutos.
Adicione o alho, tempere com a cúrcuma e o cominho e misture bem. Junte o quiabo e deixe cozinhar por mais 1 minuto, mexendo de vez em quando – evite mexer muito para que o quiabo não solte muita baba.
Por último, junte o cuscuz marroquino, tempere com ¼ de colher (chá) de sal e misture bem. Meça ½ xícara (chá) da água fervente, regue sobre o cuscuz e misture delicadamente. Desligue o fogo, tampe a frigideira e deixe o cuscuz hidratar por 5 minutos.
Solte o cuscuz marroquino com um garfo, finalize com o caldo de limão, as folhas de coentro e sirva a seguir.