Fritata de espaguete à carbonara

Fritata de espaguete à carbonara

A sobra de espaguete cozido se transforma em um jantar especial. Com ovos, bacon e parmesão, vira uma versão fritata do clássico carbonara! Pode até acontecer de você começar a cozinhar a mais para sobrar espaguete e garantir a fritata no dia seguinte.

Compartilhe

Tem mais ideias aqui!

Ingredientes
  • 2 xícaras (chá) de macarrão espaguete cozido
  • 2 ovos
  • ¼ de xícara (chá) de bacon em cubos
  • 1 colher (sopa) de vinho branco
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Essa receita é pensada para aproveitar as sobras de espaguete cozido (mas você pode cozinhar 100g de macarrão cru). Para ficar mais fácil de medir a massa cozida, pressione levemente o macarrão na xícara medidora. O ideal é usar a massa que foi servida com um molho básico de azeite ou manteiga. Mas se o espaguete tiver sido preparado com um molho mais encorpado, como bolonhesa ou de tomate, também dá certo. Nesse caso, deixe escorrer o excesso de molho, para a massa aderir melhor aos ovos.
  1. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela média. Bata bem com um garfo para misturar as claras com as gemas, misture o queijo parmesão ralado, o bacon e o vinho. Tempere com uma pitada de sal e pimenta-do-reino a gosto – cuidado ao temperar os ovos com o sal, pois o bacon e o queijo parmesão são salgados.
  2. Adicione o espaguete cozido (frio) aos ovos e misture bem com uma pinça.
  3. Leve uma frigideira antiaderente com cerca de 20 cm de base ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e gire a frigideira para untar todo o fundo – pode parecer muito azeite, mas esse é o segredo para deixar o macarrão que já está molenga crocante e dourado por fora. Transfira o macarrão com ovos e pressione delicadamente com uma espátula para deixar o formato bem redondinho
  4. Mantenha a frigideira em fogo médio por cerca de 2 minutos, até a base começar a dourar e fritata firmar nas laterais. Abaixe o fogo, tampe a frigideira e cozinhe em fogo baixo por cerca de 5 minutos, ou até que a base da fritata esteja bem dourada e a superfície mais firme.
  5. Com o auxílio de uma espátula, escorregue a fritata para um prato raso grande. Cubra a fritata com a frigideira e vire o prato de uma só vez. Acomode as bordas com a espátula para manter o formato arredondado, volte ao fogo e aumente para médio. Deixe dourar o outro lado também por 2 minutos.
  6. Abaixe o fogo novamente e deixe a fritata terminar de cozinhar por mais 3 minutos ou até firmar completamente e a base ficar bem dourada – esta etapa do cozimento é feita sem a tampa, para garantir uma superfície crocante. Para verificar o ponto, levante a borda da fritata delicadamente com a espátula de silicone.
  7. Transfira a fritata para uma tábua e sirva a seguir com salada de rúcula.

OBS: a fritata também pode ser preparada com antecedência e servida em temperatura ambiente.

Fórmula da Fritata

Para cada 1 xícara (chá) de espaguete cozido, utilize 1 ovo, 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado e 4 colheres (chá) de azeite para dourar na frigideira. Lembrando que o tamanho da frigideira será menor ou maior dependendo da quantidade de macarrão usada.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Pá-Pum
Serve
2 porções (4 porções como happy hour)