Frango teriyaki
“Teri é ‘brilho’, yaki é ‘grelhado’”, ensina a chef Telma Shiraishi, autora desta receita dois-em-um. Você aprende a fazer o clássico molho teriyaki — um curingão para abrilhantar grelhados e legumes — e também o frango empanado só no amido de milho e servido em tirinhas — uma estrela do bentô (como é chamada a marmita japonesa).
Tem mais ideias aqui!
PARA O MOLHO TERIYAKI
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de shoyu (molho de soja)
- 2 xícaras (chá) de mirin (saquê culinário)
- 1 xícara (chá) de saquê comum
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 pedaço de alga konbu de 3 cm
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Numa panela média, de borda alta, coloque os dois tipos de saquê, o shoyu e o açúcar. Misture e leve ao fogo alto até começar a ferver. Abaixe o fogo e deixe o molho cozinhar lentamente, por cerca de 1 hora e meia, até ficar espesso e brilhante. Para verificar o ponto, mergulhe uma colher na panela e veja se o molho cobre as costas da colher, formando uma camada fina e brilhante. Atenção: mantenha a panela em fogo baixo durante o cozimento, pois o molho pode espumar e transbordar.
- Desligue o fogo, adicione o pedaço de konbu e deixe esfriar em temperatura ambiente antes de servir; se preferir, prepare o molho com antecedência e deixe na geladeira até o momento de usar.
PODE GUARDAR
O molho teriyaki rende bastante e pode ser guardado na geladeira por até 1 semana. Você pode servir o molho com hortaliças no vapor, carnes, peixes ou legumes grelhados e assados.
PARA O FRANGO
Ingredientes
- 4 sobrecoxas desossadas de frango sem pele
- ½ xícara (chá) de amido de milho
- 2 colheres (sopa) de óleo
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- gengibre em conserva (beni shōga) a gosto para servir
Modo de preparo
- Corte e descarte o excesso de pele e de gordura das sobrecoxas. Posicione a sobrecoxa com a pele para baixo na tábua e faça dois cortes transversais na carne, sem atravessar a pele, para abrir as sobrecoxas em borboleta — assim elas ficam com a espessura mais fina e cozinham de maneira uniforme.
- Num prato raso, coloque o amido de milho. Tempere as sobrecoxas com sal e pimenta e passe pelo amido de milho para empanar — pressione bem com as mãos para cobrir toda a superfície e bata levemente cada pedaço para tirar o excesso de amido. Reserve.
- Leve uma frigideira antiaderente grande ao fogo médio. Regue com 1 colher (sopa) de óleo e coloque 2 sobrecoxas por vez, com a pele para baixo. Deixe dourar por cerca de 5 minutos e vire com uma pinça para o outro lado dourar por igual, até o frango ficar completamente cozido. Transfira as sobrecoxas para um prato e repita o processo com o restante, regando a frigideira com mais óleo.
- Escorra o excesso de óleo (ou gordura) e volte as 4 sobrecoxas para a frigideira em fogo médio. Acrescente ¼ de xícara (chá) do molho teriyaki e, com a pinça, vá virando os pedaços até que estejam bem cobertos pelo molho.
- Passe o frango para a tábua, corte em fatias e sirva acompanhado do gengibre em conserva.
DICA
Para servir o frango teriyaki em bentôs, deixe que as sobrecoxas esfriem antes de cortar e colocar na marmita.
PODE GUARDAR
Em um vidro com fecho hermético, o molho teriyaki dura meses na geladeira.
- Autor
- Telma Shiraishi
- Tempo de preparo
- Até 2h
- Serve
- Até 4 porções