Frango com leite de coco, limão, gengibre e capim-santo

A mistura de especiarias, laranja, mel e alecrim forma um perfume festivo, com a cara do Natal. Enquanto o assado está no forno, esse perfume natalino vai tomando conta da casa. O frango – ou os frangos se a ceia por aí for grande – sai do forno com acompanhamento: rodelas de laranja, gomos de cebola e uma cabeça de alho. E, olha, não desperdice o caldinho que se forma na assadeira. Ele vira um molho de laranja superaveludado para compor a ceia.
Não descarte o caldinho que se formar na assadeira. Retire um pouco do excesso de gordura com uma colher e utilize o restante para preparar um molho de laranja.
Calcule um frango para cada 5 pessoas. Se precisar assar 2, prepare o dobro da marinada seca e divida entre 2 frangos.
Utilize 3 laranjas-baía (1 laranja é usada para rechear os frangos e as outras duas para o preparo da cama)
Dependendo do tamanho de sua assadeira, o espaço para as cebolas ficará menor. Coloque quantas couberem ao redor dos frangos, sem amontoar.
A quantidade de líquido usada será a mesma no início da receita. Fique atento ao tempo no forno, regue com água sempre que necessário para não secar.
Atenção ao modo de colocar as aves na assadeira: disponha os frangos nas extremidades da assadeira, virados em direções opostas, para que o ar circule entre eles. Não deixe que eles encostem um no outro.
O tempo de forno não muda, mas vale a pena ficar de olho pois pode haver uma pequena variação, dependendo do forno utilizado.