Focaccia sem sova
Esta receita é para quem sempre teve o sonho da focaccia própria. Fácil de preparar, o trabalho é todo do tempo: a fermentação é longa, acontece na geladeira e dispensa a sova. Sirva com os acompanhamentos que quiser, ou use para fazer sanduíches.
O que as pessoas que já fizeram essa receita estão falando
⭐️ ⭐️ ⭐️ ⭐️ ⭐️
O que mais gostei da receita foi a facilidade do preparo, associado ao fato de poder fazer com antecedência, e poder colocar um toque pessoal.
Maria Harada
⭐️ ⭐️ ⭐️ ⭐️ ⭐️
O que mais gostei foi de não precisar sovar.
Joelita Pessoa Bez
⭐️ ⭐️ ⭐️ ⭐️ ⭐️
Gostei muito da receita, é perfeita pro café da manhã de um fim de semana.
Margareth Cassar Couto
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 3¼ de xícaras (chá) de farinha de trigo
- ½ colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
- 2 colheres (chá) de sal
- 1¾ de xícara (chá) de água morna
- 4 colheres (sopa) de azeite
- ½ colher (chá) de sal grosso
Modo de preparo
- Numa tigela grande, misture a farinha com o fermento e o sal. Junte a água morna de uma só vez e misture bem com uma espátula de silicone. Não é necessário sovar; apenas misture até que a farinha absorva toda a água. A massa ficará grudenta — é assim mesmo, não adicione mais farinha. Atenção à temperatura da água: ela deve estar apenas morna para dar início à fermentação, que acontecerá na geladeira; se a água estiver muito quente, poderá inativar o fermento.
- Coloque 2 colheres (sopa) de azeite numa tigela grande o suficiente para a massa poder crescer e dobrar de volume. Transfira a massa para a tigela com o azeite, raspando bem com a espátula de silicone. Com a espátula, vire a massa de baixo para cima, para que fique besuntada com o azeite Não é preciso que o azeite seja incorporado à massa, apenas que cubra a superfície.
- Cubra a tigela com filme para que a massa não resseque — se preferir, use uma tigela com tampa. Leve à geladeira e deixe por, no mínimo, 12 horas e, no máximo, 36 horas. A massa vai fermentar lentamente, e a grande quantidade de água vai fazer com que o glúten se desenvolva sem a necessidade de sova.
- Passado o tempo de fermentação, transfira a massa para uma assadeira antiaderente de 30 cm × 20 cm — se sua assadeira não for antiaderente, regue o fundo com 1 colher (sopa) de azeite. Com as mãos (ou com a espátula), espalhe a massa no fundo da assadeira. Ela não precisa ser esticada para ocupar certinho toda a área, pois vai crescer um pouco mais e se acomodar na assadeira.
- Cubra com um pano e deixe a massa descansar por 50 minutos. Ela precisa estar em temperatura ambiente e aerada antes de entrar no forno.
- Quando faltarem 30 minutos de descanso, preaqueça o forno a 220 °C (temperatura alta). Bata o sal grosso no pilão, apenas para que se quebre em pedaços menores (não é para ele virar pó).
- Passado o tempo de descanso, umedeça a ponta dos dedos com água e pressione a massa sem perfurar nem rasgar. Regue a focaccia com 2 colheres (sopa) de azeite e polvilhe o sal grosso batido.
- Leve ao forno para assar por 15 minutos a 220 ºC (temperatura alta), até que infle e comece a dourar nas bordas. Abaixe a temperatura para 200 ºC (temperatura média) e deixe a massa terminar de assar por mais 20 minutos, ou até dourar.
- Retire a focaccia do forno e transfira para uma gradinha (ou coloque sobre a grade do fogão) para que amorne antes de cortar. Sirva a seguir.
OBS.: conheça seu forno. Talvez o tempo possa variar. Depende se seu forno é elétrico ou a gás. Fizemos o teste num forno a gás e utilizamos o grill por 3 minutos após o tempo de cozimento para dourar.
PODE CONGELAR
A focaccia permanece macia por 3 dias e pode ser congelada por até 3 meses. Para congelar, embale as fatias (frias) individualmente em papel-alumínio. Na hora de descongelar, leve uma frigideira com a quantidade desejada ao fogo médio, borrife um pouco de água e mantenha a focaccia tampada. Dá para descongelar as fatias no forno (a 180 ºC) ou no forninho elétrico.
Um toque de sabor extra para a focaccia
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Mais de 2h
- Serve
- 1 focaccia (15 fatias)