Esta não é uma simples receita, é uma técnica culinária, a marinada seca, para deixar o frango bem temperado e suculento. Experimente acrescentar outras especiarias, como cúrcuma ou cominho.
Tempere o frango com o sal, uma pitada de páprica e pimenta a gosto, espalhando bem com as mãos para cobrir toda a superfície do filé. Deixe em temperatura ambiente por 15 minutos ou transfira para um pote com tampa e leve à geladeira por até 24 horas.
Caso você tenha armazenado o frango na geladeira, retire e mantenha em temperatura ambiente por pelo menos 10 minutos antes de começar a grelhar — ele não pode estar gelado na hora de ir para a frigideira.
Leve uma frigideira média, de preferência antiaderente, ao fogo médio para aquecer. Regue a frigideira com o azeite e coloque o filé com o lado mais liso para baixo — assim, o frango não sai da frigideira com um aspecto achatado. Deixe dourar por 2 minutos de cada lado e abaixe o fogo — esse processo vai selar a carne e manter o filé suculento.
Deixe o filé de frango terminar de cozinhar em fogo baixo por mais 3 minutos de cada lado. O tempo pode variar dependendo do tamanho e da espessura do filé. Atenção: o fogo tem que estar baixo, do contrário, a carne queima por fora e fica crua por dentro. Sirva a seguir.