Figo em calda na pressão
O doce de figo em calda, que já é incrível, fica ainda melhor nesta versão, preparada na panela de pressão. Supermacia, a fruta absorve bem os sabores da canela, do caldo de limão e do açúcar. São 10 minutos na pressão, algumas horas na geladeira pra deixar a calda mais encorpada, e, depois, é só correr pro abraço. Sirva com queijo fresco, nata, queijo da canastra ou creme batido.
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 8 figos maduros mas firmes (500 g)
- 1 xícara (chá) de açúcar demerara
- 2 colheres (sopa) de água
- 2 colheres (sopa) de caldo de limão
- 1 rama de canela
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Com um pano de prato úmido, limpe delicadamente cada figo. Usando a ponta de uma faca, faça um corte em X na base de cada fruto — esse corte evita que o figo se abra ao cozinhar e permite que absorva melhor a calda depois de cozido.
- Cubra o fundo da panela de pressão com o açúcar e acomode os figos de pé (ou deitados), um ao lado do outro. Regue com a água e o caldo de limão. Adicione a rama de canela, tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos.
- Atenção: depois de desligar o fogo, deixe toda a pressão sair antes de abrir a tampa. Em seguida, transfira os figos com uma colher para uma compoteira (ou pote de vidro). Regue os figos com toda a calda que se formou na panela e deixe esfriar em temperatura ambiente antes de tampar e levar à geladeira por, no mínimo, 8 horas — após esse tempo, a calda fica mais encorpada e o figo absorve melhor o sabor da calda. Se preferir, prepare no dia anterior. O figo em calda fica uma delícia servido com queijo de minas fresco, nata, queijo da canastra ou creme batido.
TEM MEDO DE PANELA DE PRESSÃO?
Não deixe de fazer esta receita pelo receio da pressão no fogo; ela também dá certo se preparada na panela de pressão elétrica da linha Electrolux por Rita Lobo. Veja aqui o passo a passo.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Até 1h
- Serve
- Até 4 porções