Feijão-branco com abobrinha, tomate e alecrim

Uma feijoada completa, digna de restaurante, mas feita em casa, com os pertences que você preferir! Na receita tem a nossa sugestão de combinação, mas no fim tem proporção para você escolher. O passo a passo bem detalhado garante a feijoada saborosa e nada pesada.
A feijoada fica ainda mais saborosa no dia seguinte do cozimento. Planeje 3 dias para o preparo da feijoada:
Dia 1 - Faça a dessalga das carnes.
Dia 2 - Cozinhe o feijão e as carnes. Armazene a panela na geladeira (se preferir, divida a feijoada em panelas menores para armazenar).
Dia 3 - Sirva a feijoada com os acompanhamentos: retire a feijoada da geladeira e leve ao fogo médio até começar a ferver, abaixe o fogo e deixe aquecer por 20 minutos, mexendo de vez em quando delicadamente para evitar que o feijão grude no fundo da panela.
Se quiser variar as carnes da feijoada, calcule 3 kgs de carne para cada 1 kg de feijão e varie os tipos de carne dentro desta proporção.
Porcione e congele. Para descongelar, tire do freezer e passe para a geladeira um dia antes. Se esqueceu de descongelar de um dia para o outro, pode descongelar na panela, em fogo bem baixo, com a panela tampada e mexendo de vez em quando.