Levamos o feijão-carioca para dar uma voltinha pela Espanha e ele voltou de lá intenso, temperado com páprica e pimentão. É um sabor marcante e diferente, que ajuda a tirar o pê-efe da mesmice.
Em uma peneira, lave o feijão sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com a água – se algum boiar, descarte.
Cubra a tigela com um prato e deixe o feijão de molho por 12 horas. Troque a água uma vez nesse período – o remolho reduz o tempo de cozimento e elimina as substâncias que deixam o feijão indigesto.
PARA COZINHAR
Ingredientes
3 xícaras (chá) de água
1 pimentão vermelho pequeno
½ cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher (chá) de páprica doce
azeite a gosto
sal a gosto
Modo de preparo
Escorra o feijão e descarte a água do remolho. Transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com a água e junte a folha de louro. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos.
Enquanto o feijão cozinha, descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Lave, seque e corte o pimentão ao meio, descarte as sementes e corte cada metade em cubinhos de 0,5 cm.
Após os 10 minutos, desligue o fogo. Importante: deixe toda a pressão sair antes de abrir a tampa da panela.
Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione a cebola e o pimentão, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 5 minutos, até murchar. Adicione o alho, a páprica e mexa por 1 minuto para perfumar.
Acrescente 2 conchas do feijão cozido com um pouco do caldo, misture e amasse os grãos com a espátula – esse purê ajuda a engrossar o caldo.
Transfira o refogado com os grãos amassados para a panela com o feijão cozido. Tempere com sal a gosto, misture e deixe cozinhar em fogo baixo, sem a tampa, por 10 minutos, ou até o caldo engrossar – esse tempo pode variar de acordo com a consistência desejada: mais ralo ou mais cremoso. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo e sirva a seguir.