Farofa de agrião
Esta é a novidade mais deliciosa do seu próximo churrasco. A farinha de mandioca fica crocante e o agrião não perde a textura nem aquele amarguinho. Ah, e tem segredo, claro: é o alho raladinho, que dá um up à combinação de sabores. Agora responda: é salada com farofa ou farofa com salada?
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca flocada (tipo biju)
- 5 talos de agrião com as folhas (2 xícaras [chá] de agrião cortado)
- 75 g de manteiga
- 1 dente de alho
- sal a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Coloque os talos de agrião numa tigela, cubra com água e lave bem. Adicione o esterilizante de sua preferência e deixe de molho por 15 minutos. Retire o agrião da água — assim as sujeirinhas ficam no fundo. Enxágue novamente e seque numa centrífuga de salada.
- Corte os talos de agrião (com as folhas) em pedaços de cerca de 4 cm. Corte a manteiga em cubos grandes — assim ela derrete mais rápido e de maneira uniforme.
- Coloque a manteiga na frigideira e leve ao fogo médio. Quando derreter, rale o alho sobre a manteiga e mexa por 1 minuto para perfumar — é bem rápido mesmo; se o alho queimar, pode amargar a farofa.
- Tempere com sal e adicione a farinha aos poucos, mexendo com a espátula. Deixe a farofa tostar por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando, até ficar levemente dourada e crocante. Desligue o fogo e misture o agrião apenas para aquecer no calor residual da farofa. Sirva a seguir.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Pá-Pum
- Serve
- Até 4 porções