O espinafre cozido no vapor é tão simples de preparar e fica tão saboroso, que vai virar o seu acompanhamento preferido para o pê-efe ou para a omelete do jantar pá-pum. Cerca de 5 minutinhos no vapor para chegar à textura perfeita, depois é só temperar com azeite e sal e servir.
Destaque as folhas de espinafre dos talos mais grossos e mantenha os talos mais finos com as folhas. Transfira para uma tigela, cubra com água e lave bem. Retire as folhas e os talos da tigela em vez de escorrer — assim as possíveis sujeirinhas ficam no fundo da tigela. Mantenha o espinafre num escorredor para eliminar o excesso de água.
Enquanto isso, leve uma panela média com ⅓ do volume preenchido com água. Quando ferver, encaixe na panela o cesto próprio para cozimento no vapor. Atenção: a água da panela não deve encostar no cesto.
Coloque metade do espinafre no cesto, tampe e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, até murchar — não deixe o espinafre cozinhar por muito tempo para não ficar amargo nem mole demais. Se preferir, utilize um cesto de bambu para cozimento em vapor.
Com uma pinça, transfira o espinafre para uma travessa e repita o processo com o restante das folhas. Regue com azeite e tempere com sal. Sirva a seguir.