Ensopado de frango ao sugo

Apesar de ser uma preparação simples, da cozinha caseira na França, o boeuf bourguignon tem jeito de prato especial, porque a carne é ensopada no vinho. É receita ideal para aqueles dias de transformar a cozinha em refúgio: ele fica horas na panela e, assim, a gente vai deixando a correria para trás.
Se quiser preparar um clássico revisitado, sirva as cebolas douradas em vez de cozinhar com a carne. Depois de descascar, corte cada cebola ao meio e leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Regue com um fio de azeite e coloque as cebolas, uma ao lado da outra, com o lado cortado para baixo. Deixe dourar por 3 minutos, vire e doure o outro lado por mais 1 minuto.
Divida o ensopado em porções, preenchendo até ¾ do recipiente, pois o líquido expande ao congelar. Se for usar saquinhos com fechamento hermético, elimine o ar ao máximo antes de fechar. Deixe amornar um pouco e leve à geladeira para terminar de esfriar, antes de colocar no congelador ou freezer.
Deixe descongelar na geladeira por no mínimo 7 horas antes de aquecer. Se decidiu recorrer ao boeuf bourguignon congelado sem se planejar, coloque a porção diretamente na panela, tampe e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até descongelar – só regue com um pouco de água fervente se necessário para o caldo não secar. Outra opção: se você congelou em porções individuais, leve ao micro-ondas para aquecer por 5 minutos, mexendo na metade do tempo para que descongele por igual.