Disco de batata crocante

Disco de batata crocante

Está cansado de ver a batata no prato sempre com a mesma cara? Transforme esse ingrediente versátil em discos crocantes e douradinhos. É fácil: as batatas são cozidas no micro-ondas; você não precisa usar panela nem tem que esperar a água ferver. Depois elas são amassadas e viram disquinhos que são finalizados na frigideira. Sucesso.

Compartilhe
Ingredientes
  • 4 batatas baraka pequenas (cerca de 130 g cada)
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal moído na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Lave as batatas e, com um garfo, fure toda a superfície de cada uma.
  1. Coloque as batatas numa tigela grande e leve ao micro-ondas para rodar por cerca de 8 minutos, ou até que estejam macias — atenção, o tempo varia de acordo com o tamanho das batatas; cheque a maciez espetando com o garfo. Cuidado: a tigela sai bem quente do micro-ondas; use um pano de prato para retirar.
  2. Coloque uma batata cozida sobre a tábua e, com a ponta de uma faquinha, faça um corte superficial em cruz na parte de cima da batata — isso faz com que ela abra melhor na hora de esmagar. Com o fundo de uma panela pequena, pressione a batata para esmagar, com cuidado para ela não quebrar — como a batata vai estar macia, caso algum pedaço se quebre, aperte com as mãos para grudar de volta. Caso a batata grude no fundo da panela, descole com uma espátula. Reserve a batata amassada e repita o processo com o restante.
  3. Leve uma frigideira grande antiaderente ao fogo médio para aquecer. Regue a frigideira com 1 colher (sopa) de azeite e coloque 2 batatas amassadas, uma ao lado da outra. Tempere com sal e doure as batatas por 2 minutos, até que fiquem com a base bem crocante — o sal moído na hora, além de temperar, dá uma textura crocante extra às batatas; se preferir, use sal refinado. Regue as batatas com ½ colher (sopa) de azeite, vire para dourar o outro lado e tempere com sal. Transfira as batatas douradas para um prato e repita a operação com o restante. Sirva a seguir.
SUGESTÕES DE ACOMPANHAMENTO

Esta batata vai bem para acompanhar um pê-efe no almoço com filé de frango grelhado, salada de feijão-fradinho com quiabo e repolho roxo macerado. Pode ser servida com tartar de salmão e creme azedo na happy hour ou para variar a clássica combinação de batata frita com estrogonofe do jantar.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Pá-Pum
Serve
4 discos