Este cuscuz marroquino é todo festivo, perfeito pras celebrações de fim de ano. A combinação de damasco, cebola dourada, pistache, azeitona e canela cria um prato cheio de texturas e contrastes: tem o adocicado da fruta, o salgadinho da azeitona e o perfume das especiarias. Um acompanhamento fácil, elegante e cheio de sabor.
½ xícara (chá) de azeitona verde com caroço (cerca de 80 g)
½ xícara (chá) de pistache sem casca (cerca de 60 g)
azeite Andorinha
raspas de 1 limão-taiti
1½ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela em pó
folhas de coentro a gosto para servir
Continua após patrocínio
Modo de preparo
Descasque e corte a cebola em fatias finas, no sentido do comprimento. Corte cada damasco ao meio, no sentido do comprimento, e fatie em pedaços de cerca de 1 cm. Corte a azeitona em lascas, ao redor do caroço. Pique grosseiramente o pistache.
Pique grosseiramente o pistache. Leve uma chaleira com um pouco mais de 1½ xícara (chá) de água ao fogo alto para ferver. Numa tigela grande, tempere o cuscuz marroquino com 2 colheres (sopa) de azeite e 1 colher (chá) de sal.
Regue o cuscuz com 1½ xícara (chá) de água fervente, misture e tampe com um prato. Deixe abafado para hidratar por 5 minutos.
Enquanto isso, leve uma frigideira grande ao fogo médio para aquecer. Regue com ¼ de xícara (chá) de azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e deixe dourar, mexendo de vez em quando, por cerca de 8 minutos.
Reserve 2 colheres (sopa) de pistache picado para decorar e junte o restante à cebola. Adicione o damasco, a azeitona, tempere com a canela e ½ colher (chá) de sal. Mexa por 2 minutos para perfumar.
Solte o cuscuz marroquino com um garfo. Junte o refogado, adicione as raspas de limão e misture delicadamente. Transfira para uma travessa, polvilhe com o restante do pistache e salpique as folhas de coentro. Sirva a seguir.