Cuscuz de milho com chuchu

Cuscuz de milho com chuchu

Que cuscuz de milho é melhor que muita gente, todo mundo já sabe. Agora, com esta receita, também provamos que ele é mais animado que muita festa por aí: o cuscuz do café da manhã, misturado a um refogado caprichado de chuchu, picles e cebola-roxa, se transforma em um acompanhamento que dá mais graça a qualquer refeição.

Compartilhe
Ingredientes
  • 1½ xícara (chá) de farinha de milho flocada para cuscuz
  • 1 chuchu
  • ½ cebola-roxa
  • ¾ de xícara (chá) de água
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • sal
  • 5 ramos de salsinha
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Numa tigela, misture a farinha de milho com 1 colher (chá) de sal. Regue com a água aos poucos, mexendo com uma colher para umedecer a farinha — ela deve ficar com a textura de areia molhada. Deixe hidratar por 10 minutos — assim os flocos ficam mais macios ao cozinhar no vapor. Enquanto isso, prepare o restante dos ingredientes.
  1. Descasque e corte a cebola ao meio. Descarte a ponta da raiz e corte a cebola em fatias finas. Transfira para uma tigela pequena, tempere com ¼ de colher (chá) de sal e misture bem com a ponta dos dedos, soltando e massageando as fatias. Cubra com 2 colheres (sopa) de vinagre e deixe de molho enquanto prepara a receita — é quase que picles instantâneos, a cebola vai ficar menos ardida e macia.
  2. Descasque, lave e seque bem o chuchu — assim ele não escorrega na hora de cortar. Com uma colher, descarte as sementes. Corte o chuchu em fatias de 1 cm, as fatias em tiras de 1 cm e as tiras em cubos. Lave, seque e pique grosseiramente a salsinha.
  3. Preencha o fundo da cuscuzeira com água e encaixe o cesto de vapor na panela. Transfira a farinha de milho hidratada para o cesto, sem compactar. Tampe e leve ao fogo alto. Assim que começar a ferver, o que leva cerca de 5 minutos, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos, até que o cuscuz fique bem macio. Verifique ao abrir a tampa: o cuscuz deve estar inflado e macio ao toque.
  4. Enquanto o cuscuz cozinha, refogue o chuchu: leve uma frigideira média ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione o chuchu, tempere com 1 pitada de sal e de pimenta e refogue, mexendo de vez em quando, por 6 minutos — o chuchu deve ficar levemente macio. Transfira para uma tigela grande e reserve.
  5. Desligue o fogo da cuscuzeira e, com cuidado para não se queimar nem virar o cesto, puxe a haste central para desenformar o cuscuz. Transfira o cuscuz do cesto para a tigela com o chuchu, soltando com um garfo.
  6. Adicione a cebola (com o líquido), a salsinha, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e misture bem. Sirva a seguir.
Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Até 1h
Serve
Até 4 porções