Cupim na Pressão

Cupim na Pressão

Cupim é daquelas carnes que se transformam depois de um bom tempo de forno — mas aqui, a mágica acontece na panela de pressão. O resultado? Uma carne macia, suculenta, envolta num molho encorpado e cheio de sabor. Uma receita clássica, perfeita pra reunir a família num almoço de domingo. E o melhor: dá pra fazer com antecedência e só aquecer na hora de servir.

Compartilhe
Ingredientes
  • 1 peça de cupim (cerca de 1 kg)
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • ¼ de xícara (chá) de extrato de tomate
  • 3 colheres (sopa) de molho inglês
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • ½ xícara (chá) de vinho tinto
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 3 folhas de louro
  • 2 ramos de tomilho
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Retire o cupim da geladeira 20 minutos antes do preparo — a carne não deve estar gelada na hora de dourar. Enquanto isso, prepare os demais ingredientes.
  1. Descasque e corte a cebola em meias-luas finas. Descasque e pique fino o alho.
  2. Se a peça de cupim estiver com uma capa muito espessa de gordura, corte e descarte o excesso. Tempere a carne com o sal, espalhando com as mãos para cobrir toda a superfície.
  3. Leve a panela de pressão (sem a tampa) ao fogo alto. Quando aquecer, regue com o azeite e doure o cupim por cerca de 4 minutos de cada lado, inclusive a ponta.
  4. Transfira a carne dourada para uma travessa e mantenha a panela em fogo médio. Adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar — não é necessário adicionar mais azeite, pois a cebola vai refogar na gordura da carne. Junte o alho, o louro e o tomilho, e mexa por 1 minuto para perfumar. Acrescente o extrato de tomate e misture bem.
  5. Regue com o molho inglês e o vinho e raspe o fundo da panela com uma espátula para dissolver os queimadinhos — eles ajudam a dar mais sabor ao molho. Adicione a água e misture o açúcar mascavo.
  6. Volte o cupim para a panela, tampe e aumente o fogo. Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 50 minutos.
  7. Após esse tempo, desligue o fogo e espere a panela liberar toda a pressão antes de abrir a tampa. Transfira o cupim para um refratário e, sobre uma tigela, coe o caldo com uma peneira, pressionando com uma colher para extrair todo o líquido.
  8. Deixe o caldo descansar por cerca de 5 minutos para a gordura subir à superfície. Com um concha, retire o excesso de gordura e volte o líquido para a panela. Cozinhe em fogo alto, sem a tampa, por cerca de 10 minutos, até reduzir e formar um molho mais espesso e brilhante.
  9. Corte o cupim em fatias finas de aproximadamente 1 cm de espessura. Regue com o molho e sirva a seguir.

Obs:. O tempo de cozimento pode variar de acordo com a parte do cupim usada. No fim do cozimento, espete a carne com uma faca pequena — se ainda estiver firme, tampe e cozinhe por mais 10 minutos após a panela pegar pressão.

DICA DE PLANEJAMENTO

Você pode preparar o cupim com antecedência e apenas aquecer na hora de servir. Coloque as fatias num refratário, regue com todo o molho, cubra com papel-alumínio e leve à geladeira por até 3 dias.

Na hora de servir, retire da geladeira enquanto o forno preaquece a 200 ºC (temperatura média). Aqueça o cupim, ainda coberto com o papel-alumínio, por 15 minutos.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Até 2h
Serve
Até 6 porções