Crostini de sardinha com cebola dourada e limão-siciliano
Quem aí também é fã de sardinha? E sardinha com limão-siciliano? Combinação perfeita que, desta vez, vai para cima da fatia de pão. Para um happy hour a jato e cheio de personalidade.
Descasque e corte a cebola em meias-luas de 1 cm. Descasque e pique fino o dente de alho. Lave e seque o limão-siciliano. Faça raspas da casca e reserve o caldo de meio limão.
Abra as latas de sardinha, transfira os filés para um prato e, com um garfo, descarte a espinha central.
Leve uma frigideira grande ao fogo médio para aquecer. Toste as fatias de pão por um minuto de cada lado. Transfira para um prato e reserve.
Mantenha a frigideira em fogo médio, regue com o azeite, adicione a cebola e doure por cerca de 6 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o alho e mexa por 1 minuto para perfumar. Acrescente as sardinhas, tempere com pimenta-do-reino moída na hora a gosto e cozinhe por 1 minuto, mexendo delicadamente para não desmanchar os filés.
Desligue o fogo, junte o caldo e as raspas do limão. Prove e se necessário, ajuste o sal – lembre-se que a sardinha é salgada. Sirva as sardinhas quentes (ou em temperatura ambiente) com a cebola e o molho que se formou na frigideira sobre os pães.