Croquete de carne moída
Se vai ter festa, ele precisa ser convidado. A carne moída bem temperadinha e a farinha de rosca caseira fazem toda a diferença para que os croquetes fiquem macios e crocantes na medida certa. A receita rende 28 unidades. Sobrou? Pode congelar já empanado. Depois, é só mandar do freezer para o óleo quente.
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 500 g de acém moído
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- ½ xícara (chá) de leite
- ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 2 colheres (sopa) de molho inglês
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (chá) de sal
- 6 ramos de salsinha
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Retire a carne moída da geladeira e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes — se ela estiver gelada, vai soltar muita água na panela.
- Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Lave, seque e pique fino a salsinha.
- Leve uma panela média ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até começar a dourar. Junte o alho e mexa por 2 minutos.
- Adicione a manteiga. Quando derreter, coloque a carne moída, tempere com o sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por 6 minutos, mexendo de vez em quando, até a carne ficar cozida e bem soltinha. Junte o molho inglês, o extrato de tomate e mexa por 2 minutos, para dar sabor à carne.
- Regue com o leite e misture. Junte a farinha e mexa bem por cerca de 5 minutos, até formar uma massa cremosa e bem úmida, que solte do fundo da panela. Para checar o ponto: a massa deve formar uma película fina no fundo da panela.
- Misture a salsinha e transfira a massa de croquete para uma travessa pequena. Cubra com filme em contato e leve à geladeira para esfriar por, pelo menos, 1 hora (se preferir, prepare no dia anterior).
PARA MODELAR, EMPANAR E FRITAR
Ingredientes
- ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 ovo
- ½ xícara (chá) de farinha de rosca caseira
- 2 xícaras (chá) de óleo para fritar
Modo de preparo
- Para modelar os croquetes: retire 1 colher (sopa) da massa e modele com as mãos no formato de croquete, com cerca de 4 cm de comprimento.
- Coloque a farinha de trigo num prato raso e a farinha de rosca numa tigela média (ou prato fundo). Num prato fundo, quebre o ovo e bata com o garfo apenas para misturar a clara com a gema.
- Para empanar os croquetes: com uma das mãos, passe um croquete pela farinha de trigo e dê uma batidinha para tirar o excesso; com a outra mão, passe o croquete pelo ovo batido e deixe escorrer bem o excesso; em seguida, coloque o croquete na farinha de rosca e chacoalhe levemente a tigela — assim o croquete rola pela farinha de rosca, que cobrirá bem a superfície. Dê uma leve pressionada no croquete para ficar bem empanado com a farinha de rosca e transfira para outra travessa. Repita o processo com o restante da massa.
- Leve uma panela pequena, de borda alta, com o óleo ao fogo médio para aquecer até atingir cerca de 180 ºC (se não tiver um termômetro, polvilhe um pouco da farinha de rosca no óleo; se borbulhar, está no ponto). Enquanto isso, forre uma travessa (ou assadeira) com papel-toalha.
- Com a escumadeira, coloque delicadamente 4 croquetes no óleo quente e deixe dourar por cerca de 2 minutos. Com a escumadeira, retire os croquetes fritos da panela, deixando escorrer bem o óleo e transfira para a travessa forrada com papel-toalha. Repita a operação com o restante dos croquetes e sirva a seguir.
PODE CONGELAR
Coloque os croquetes já empanados numa assadeira, um ao lado do outro, e leve ao freezer por pelo menos 5 horas até congelar. Transfira os croquetes congelados para um saco próprio para alimentos e mantenha no freezer por até 3 meses.
Os croquetes vão direto do freezer para o óleo quente a 170 ºC (o óleo deve estar em temperatura um pouco mais baixa para fritar e descongelar ao mesmo tempo).
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Mais de 2h
- Serve
- 28 unidades