Crocante de polvilho

Crocante de polvilho

Inspirado na receita da Chef Helena Rizzo, do restaurante Mani, o crocante de polvilho é cheio de frescurinhas. E é claro que não deixamos de dar pitadas: de alecrim, de queijo, gergelim, pimenta-do-reino...

Compartilhe

Tem mais ideias aqui!

Para a massa

Ingredientes
  • 3½ xícaras (chá) de polvilho azedo (500 g)
  • ¾ de xícara (chá) de óleo
  • ¾ de xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 ovo
  • 1½ colher (sopa) de açúcar
  • ½ colher (sopa) de sal
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Numa tigela grande, misture o polvilho azedo, o açúcar e o sal.
  1. Coloque o óleo e a água numa panela pequena e leve para aquecer em fogo médio. Assim que começar a subir as primeiras bolhas desligue o fogo.
  2. Aos poucos, regue a mistura de óleo e água quente sobre os secos na tigela, mexendo com uma colher de pau, até formar uma farofa grossa. Adicione o leite e misture vigorosamente para incorporar.
  3. Quebre o ovo numa tigela separada e mexa com um garfo para misturar - se ele estiver estragado você não perde toda a receita. Junte o ovo à mistura da tigela e mexa bem até formar uma massa lisa, branca e um pouco grudenta.
  4. Cubra a tigela com filme e leve para a geladeira. Deixe descansar por pelo menos 6 horas ou, se preferir, prepare a massa na noite anterior.

Para assar

Ingredientes
  • folhas de alecrim a gosto
  • flor do sal (ou sal grosso moído) a gosto
  • pimenta-do-reino em grãos moída na hora a gosto
  • queijo parmesão ralado a gosto
  • gergelim branco e preto a gosto
Modo de preparo
  1. Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média). Separe algumas assadeiras, de preferência antiaderente (nós usamos 3 assadeiras rasas de 32 cm x 45 cm). Você também pode untar assadeiras de alumínio com uma camada bem fina de óleo, mas fica mais difícil espalhar a massa do biscoito.
  1. Em tigelas separadas, distribua os ingredientes para temperar os biscoitos. No Panelinha, testamos alecrim com sal, gergelim, sal e pimenta-do-reino e queijo parmesão. Mas vale usar a imaginação para combinar sabores: queijo e páprica, tomilho com sal ou até orégano com pimenta calabresa.
  2. Retire a massa de biscoito da geladeira. Com uma espátula de bolo espalhe uma camada bem fina de massa (cerca de 2 mm) sobre todo o fundo da assadeira - quanto mais fina, mais crocante. Se preferir, utilize uma espátula de confeiteiro.
  3. Você pode distribuir a massa do biscoito em toda a assadeira, formando uma única placa, ou fazer tiras longas. Para as tiras: espalhe a massa sobre o fundo da assadeira. Em seguida, passe o dedo indicador (ou as costas de uma colher de café), a cada 3 cm, ao longo do comprimento da assadeira para retirar uma porção de massa - assim você deixa uma linha sem massa entre uma tira e outra. Devolva o excesso para a tigela.
  4. Polvilhe com os ingredientes escolhidos. Prepare quantas assadeiras couberem no seu forno. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 10 minutos ou até começar a dourar e ficar firme.
  5. Enquanto a primeira leva de biscoitos estiver no forno, prepare a próxima assadeira. Transfira os biscoitos assados para uma travessa. Passe um papel toalha no fundo da assadeira para limpar e repita o processo até acabar a massa.
  6. Espere esfriar e sirva a seguir. Os biscoitos ficam crocantes por até uma semana se armazenados num recipiente com fechamento hermético.
Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Mais de 2h
Serve
50 biscoitos