Também conhecido como creme de confeiteiro, esse receita tem mil-e-uma-utilidades na confeitaria. Vai na éclair, na torta de morango, em recheios de bolos e de pães.
Numa tigela coloque as gemas, metade do açúcar e mexa com um batedor de arame até formar um creme claro e homogêneo. Adicione o amido de milho e bata apenas para misturar.
Numa panela média, junte o leite com a outra metade do açúcar, misture e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver abaixe o fogo.
Aos poucos, de concha em concha, acrescente metade do leite quente na mistura de gemas, mexendo bem com o batedor de arame a cada adição. Atenção: não adicione todo o leite de uma só vez para que as gemas não coagulem.
Transfira a mistura para a panela, em fogo baixo, e mexa com o batedor de arame até engrossar. Desligue o fogo, acrescente o chocolate picado e mexa bem até todo o chocolate se misturar ao creme. Adicione a manteiga e misture até derreter.
Transfira o creme ainda quente para uma assadeira, espalhe e cubra com filme, encostando no creme - isso evita que uma película grossa se forme na superfície. Leve para esfriar na geladeira por no mínimo 1 hora (ou prepare no dia anterior ao que for usar).
Na hora de usar, coloque o creme na tigela da batedeira e bata com o globo até ficar liso e cremoso, por cerca de 5 minutos. Utilize o creme para rechear bolos, éclairs e docinhos.