Este creme de espinafre é preparado com a versão fresca da verdura, o que deixa os sabores ainda mais intensos e marcantes. A noz-moscada ralada na hora é opcional, mas altamente recomendável: ela dá um tchã ao prato!
Destaque as folhas de espinafre dos talos e transfira para uma tigela. Cubra com água, lave bem e passe para um escorredor. Deixe secar por alguns minutos (ou utilize uma centrífuga para salada).
Leve uma panela média com a manteiga ao fogo baixo. Quando derreter, adicione o espinafre e refogue por 3 minutos, até murchar. Coloque a farinha e mexa bem por 3 minutos.
Adicione o leite gelado de uma só vez e mexa bem para dissolver os gruminhos de farinha — não se preocupe se empelotar, pois o creme será batido.
Desligue o fogo e bata o espinafre com o mixer na própria panela, até ficar liso — coloque o mixer no fundo da panela e mexa delicadamente para não espirrar.
Volte a panela ao fogo baixo e tempere com o sal, noz-moscada e pimenta a gosto. Mexa por cerca de 10 minutos, ou até engrossar. Sirva a seguir.