Limpe os cogumelos com um pano úmido: nada de lavar em água corrente ou deixar de molho - eles são como esponjas e isso acabaria com a textura e o sabor da preparação. Corte os cogumelos em fatias finas.
Descasque e pique fino a cebola e o alho.
Leve uma panela média com a manteiga ao fogo médio. Quando começar a espumar, junte os cogumelos e deixe dourar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Reserve numa tigela 1 colher (sopa) das fatias de cogumelo dourados para decorar a sopa.
Junte a cebola e o alho picados, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Regue com o caldo de carne e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
Transfira o creme para o liquidificador e bata até ficar liso. Atenção: segure a tampa com um pano de prato para conter o vapor (se preferir, bata na própria panela com o mixer).
Volte a sopa para a panela, misture o creme de leite e leve ao fogo médio, apenas para aquecer. Sirva a seguir com as fatias de cogumelo douradas e folhas de salsinha a gosto.